Notícias
AVISO DE PAUTA
Antigo edifício Docas Dom Pedro II, no Rio, passará a se chamar Armazém Docas André Rebouças
Foto: Mariana Alves/Iphan
Localizado na região da Pequena África, no Centro do Rio de Janeiro, e único remanescente do antigo complexo de docas que modernizou o Porto da cidade, o antigo edifício Docas Dom Pedro II ganhou novo nome: Armazém Docas André Rebouças. A mudança foi anunciada nesta terça-feira (16/9), na 110ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (Iphan), realizada em Brasília (DF). Dessa forma, o nome será atualizado no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, e no Livro do Tombo Histórico.
A construção, erguida sem o uso de mão de obra escravizada, é um marco da engenharia nacional e símbolo da resistência negra. Tombado pelo Iphan em 2018, passa, agora, a homenagear o engenheiro e abolicionista André Rebouças em reconhecimento à contribuição negra na história do Brasil.
Em julho, o Governo Federal garantiu os investimentos para a reforma do edifício, com investimento de R$ 86,2 milhões do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD). A articulação foi realizada pelo Ministério da Cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Fundação Cultural Palmares.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br