Notícias

Obras

Obras em bens históricos revitalizam o centro de Goiânia (GO)

Antiga Chefatura de Polícia e Torre do Relógio são restauradas pelo Iphan
Publicado em 20/01/2021 17h20 Atualizado em 21/01/2021 09h07
Restauração Antiga Chefatura de Polícia/GO

Antiga Chefatura de Polícia no estado de Goiás, o imóvel abrigou a primeira sede da Polícia Civil. Foto: Ana Renata Silva Santos

Duas obras de restauração chamam a atenção de quem transita pelo centro de Goiânia (GO): do prédio da antiga Chefatura de Polícia, na praça Cívica, e da Torre do Relógio da avenida Goiás. São ações promovidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no estado de Goiás (Iphan-GO) com objetivo de preservar bens que compõem o Patrimônio Cultural do local, valorizando a história da cidade.

Inaugurada na década de 1940, a antiga Chefatura de Polícia, imóvel público do estado de Goiás, abrigou a primeira sede da Polícia Civil. Com área construída de 1.916,86 m², o prédio é dividido em blocos A, B e C e, nos anos de 1980, passou por diferentes usos e transformações, mas desde 2015 estava fechado.

A restauração visa recuperar as características originais da edificação, como a volumetria da cobertura, os vãos das janelas e portas da fachada e o traçado interno da planta, valorizando as qualidades arquitetônicas e requalificando os espaços para melhor atender as futuras atividades do espaço. O prédio também está sendo adequado segundo as normas de acessibilidade e segurança.

Um detalhe marcante na edificação são as peças ornamentais nas janelas e os capitéis quadrados nas colunas da fachada, acentuando o estilo déco. Na obra, já foram finalizadas as instalações hidrossanitárias e o serviço de reforço estrutural. Está em andamento a execução dos pisos em granitina, a restauração das esquadrias (janelas e portas) e as instalações elétricas. Em fase de acabamento, a obra ainda prevê a pintura e o agenciamento externo. Para a restauração da Antiga Chefatura de Polícia, são investidos R$ 5,9 milhões.

Torre do Relógio - Foto: Tatiane Vieira dos SantosOutro ponto de referência em Goiânia é a Torre do Relógio. O monumento recebe ação de restauração que contempla o reforço estrutural, a recuperação do revestimento em pó de pedra, das áreas com fissuras e despendimento de reboco ocasionados pelo avançado estado de deterioração. A intervenção também vai garantir o restauro dos elementos geométricos arquitetônicos, restabelecendo seu estado de preservação e conservação. Ao final, o relógio será reativado. A obra está em fase inicial de execução do reforço estrutural da torre.

Para a restauração, o Iphan investe R$ 684 mil. A previsão é de que ambas as obras sejam entregues no mês de junho. “O prédio da antiga Chefatura de Polícia e o monumento da Torre do Relógio são grandes atrativos em Goiânia, por estarem em localização privilegiada na praça Cívica, marco inicial da capital, e na avenida Goiás, uma das primeiras a ser construída. As obras de restauração visam a conservação dos bens e a valorização do Patrimônio Cultural, além de contribuir com a revitalização do centro de Goiânia”, destaca o superintendente do Iphan-GO, Allyson Cabral.

Investimentos no Patrimônio Cultural do estado de Goiás

Com a proposta de preservar o Patrimônio Cultural e colocá-lo em evidência, o Iphan vem atuando em diversas frentes. Em fevereiro de 2020, o Instituto entregou a obra de restauração da Antiga Delegacia Fiscal que hoje abriga a Sede da Superintendência do Iphan em Goiás. Ainda no centro de Goiânia, o Coreto da Praça Cívica, ícone do art déco, recebeu obra de restauração; a Torre do Relógio da avenida Goiás, uma ação de conservação. Ambas foram entregues em maio de 2020.

Já em Trindade (GO), um dos principais destinos turísticos religiosos do Brasil, a Igreja Matriz do Divino Pai Eterno teve a estrutura das torres recuperada. A obra foi finalizada em junho de 2020.  Além dessas, o Iphan está à frente das restaurações do Theatro Sebastião Pompeu de Pina de Pirenópolis e do 6º Batalhão de Polícia Militar na cidade de Goiás.

Torre do Relógio. Foto: Tatiane Vieira dos Santos

 

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Marianne Carrijo Cardoso - marianne.cardoso@iphan.gov.br
(62) 3224-6402 / 1310
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr  |  www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Cultura, Artes, História e Esportes