Notícias
MICBR 2025
Iphan participa do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil, em Fortaleza (CE)
Arte: MinC e Iphan
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoverá atividades dentro do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR+Ibero-América), realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), entre os dias 3 e 7 de dezembro, em Fortaleza (CE), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). A participação do Iphan ocorrerá na quinta-feira (4) e na sexta-feira (5/12), com a promoção de duas oficinas e a apresentação dos resultados preliminares da Pesquisa Patrimônio Cultural, Economia e Sustentabilidade.
A oficina “Economia do Patrimônio: Cadeias Produtivas e Sustentabilidade” tratará sobre fundamentos da economia cultural e criativa, a partir da relação entre patrimônio, trabalho, geração de renda, território e bem-estar coletivo, visando identificar as dinâmicas econômicas associadas aos bens culturais patrimonializados e como elas contribuem para a sua sustentabilidade. Ela será ministrada por Daniele Canedo, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenadora do Observatório da Economia Criativa da Bahia (Obec Bahia).
Dentro desta temática, Iphan e Obec Bahia farão a apresentação dos resultados preliminares da Pesquisa Patrimônio Cultural, Economia e Sustentabilidade, estudo dedicado a identificar as dinâmicas econômicas associadas aos bens culturais brasileiros. Entre abril e outubro de 2025, a equipe da pesquisa — composta por 12 integrantes do Obec e por servidoras do Departamento de Articulação, Fomento e Educação (Dafe) do Iphan — realizou 182 entrevistas presenciais e remotas nos estados da Bahia, Pará, Sergipe e Maranhão, compondo um panorama sobre o papel dos agentes culturais, as práticas econômicas territoriais e as condições de sustentabilidade desses bens culturais.
Por fim, a coordenadora-geral de Fomento e Economia do Patrimônio (Dafe/Iphan), Clara Marques, irá ministrar a oficina “Elaboração de Projetos Culturais de Preservação e Salvaguarda do Patrimônio”. O objetivo desta iniciativa é capacitar agentes culturais para a captação de recursos e execução de projetos relevantes para a preservação e salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro por meio de editais públicos e privados nacionais, estaduais e municipais, leis de incentivo, Política Nacional Aldir Blanc, entre outras oportunidades de fomento.
A programação é aberta ao público e, para participar, é necessário fazer o credenciamento, a partir das 15h, horário local, desta quarta-feira (3/12), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no endereço Rua Dragão do Mar, 81, na Praia de Iracema. Os espaços estão sujeitos a lotação.
Confira as datas, locais e horários das atividades do Iphan:
4 de dezembro
Oficina Economia do Patrimônio: Cadeias Produtivas e Sustentabilidade
Horário: 9h
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste - Miniauditório
Endereço: Rua Conde d'Eu, 560, Centro
Ministrada por Daniele Canedo, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenadora do Observatório da Economia Criativa da Bahia (Obec-Bahia)
Apresentação dos resultados preliminares da Pesquisa Patrimônio Cultural, Economia e Sustentabilidade
Horário: 16h15
Local: Escola Porto Iracema das Artes - Sala de Música
Endereço: Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema
5 de dezembro
Oficina Elaboração de Projetos Culturais de Preservação e Salvaguarda do Patrimônio
Horário: 9h
Local: Teatro Municipal São José - Sala Multiuso 02
Endereço: Rua Rufino de Alencar, 299, Centro
MICBR+Ibero-América
O MICBR+Ibero-América combina atividades de formação — mentorias, oficinas, palestras e mesas redondas — com oportunidades de negócios, como rodadas, apresentações de projetos, showcases e momentos de networking. A iniciativa celebra a força da cultura brasileira e reafirma o papel estratégico da economia criativa no desenvolvimento sustentável, na integração regional e na valorização da diversidade cultural.
A edição 2025 é uma realização do Ministério da Cultura, correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado, por meio da Secult Ceará, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor.
Mais informações na página do MICBR+Ibero-América.