Notícias
LIVRO
Iphan lança publicação sobre as freguesias luso-brasileiras da Grande Florianópolis
Foto: Rancho Cultural
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de sua Superintendência em Santa Catarina, lançou este ano a publicação “Freguesias luso-brasileiras da Grande Florianópolis”. A obra apresenta a história e as características urbanísticas dos conjuntos que remontam à colonização portuguesa e à imigração açoriana no estado, reconhecidos como patrimônio cultural brasileiro em março de 2025 O livro destaca a formação das antigas freguesias — pequenos núcleos urbanos e rurais organizados em torno de igrejas católicas — que tiveram papel estratégico na ocupação do território catarinense durante o período colonial.
Para ampliar o acesso ao conteúdo, a Superintendência do Iphan em Santa Catarina imprimiu mil exemplares da obra. Parte será destinada às associações de bairro das freguesias e utilizada nas oficinas de educação patrimonial realizadas pelo Instituto no estado. Interessados em adquirir um exemplar físico podem solicitar gratuitamente pelo e-mail iphan-sc@iphan.gov.br, informando a finalidade de uso e agendando a retirada na sede da Superintendência.
A publicação integra as ações de divulgação e preservação do patrimônio cultural, reforçando a importância histórica e arquitetônica das Freguesias Luso-brasileiras da Grande Florianópolis e ampliando o diálogo com as comunidades sobre a proteção desses territórios.
Freguesias luso-brasileiras da Grande Florianópolis
Em Santa Catarina, desenvolveram-se para fortalecer e oficializar a ocupação do território, quando a Coroa Portuguesa ordenou que imigrantes oriundos dos Açores se estabelecessem em pontos estratégicos da região. As antigas freguesias de Santo Antônio de Lisboa, Lagoa da Conceição e Ribeirão da Ilha, localizadas em Florianópolis, e ainda a Enseada de Brito, localizada no município de Palhoça, possuem até os dias de hoje traçado urbano marcado por igrejas, praças, residências térreas e alguns sobrados que ainda hoje mantêm suas características originais.
O tombamento desses conjuntos urbanos resultou na inscrição das Freguesias Luso-Brasileiras nos livros do Tombo Histórico e do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, pelos valores aferidos em estudos.
Mais informações
iphan-sc@iphan.gov.br
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr
