Notícias
PROGRAMA CONVIVER
Iphan e CAU/TO realizam o 1º Seminário ATHIS e Patrimônio Cultural no Tocantins
Atividades no centro histórico de Porto Nacional, uma das cidades mais antigas do estado, tombada pelo Iphan em 2008. Foto:
Nos dias 5 e 6 de maio de 2025, a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Tocantins e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO) promoveram o 1º Seminário ATHIS e Patrimônio Cultural, com atividades realizadas no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, e no centro histórico de Porto Nacional, uma das cidades mais antigas do estado, tombada pelo Iphan em 2008. O evento contou com a participação de arquitetos, urbanistas, estudantes, pesquisadores, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil.
Inédito no estado, o seminário teve como foco o tema da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), prevista na Lei Federal nº 11.888/2008. A legislação garante assessoria técnica pública e gratuita, em arquitetura, urbanismo e engenharia, para famílias com renda mensal de até três salários mínimos que morem em zonas habitacionais consideradas de interesse social – caso de conjuntos urbanos tombados, como o do centro de Porto Nacional. É uma lei que está na base, portanto, do Programa Conviver, que o Iphan vem desenvolvendo em várias cidades históricas do País e alia inclusão social e desenvolvimento econômico local à preservação do patrimônio cultural brasileiro.
Envolvendo comunidades de baixa renda na gestão colaborativa de bens culturais protegidos pelo Estado, o Programa Conviver parte da própria história dessas comunidades para capacitá-las para a conservação de suas casas e espaços públicos, por meio da assistência técnica, oferecida em parceria com universidades e institutos federais. A estratégia do Conviver se baseia nos Canteiros-Modelo de Conservação: núcleos de ensino e aprendizado onde professores e estudantes trocam conhecimentos com a população para garantir a conservação preventiva de imóveis, priorizando técnicas construtivas tradicionais, bem como a transmissão e continuidade de saberes e práticas ligados à cultura local.
No seminário dos dias 5 e 6 de maio, entre palestras, mesas-redondas e uma visita técnica ao conjunto urbano de Porto Nacional, o Programa Conviver foi um dos maiores destaques. Representantes dos canteiros-modelo de conservação do Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso e Tocantins dividiram suas experiências, compartilhando os desafios e as soluções encontradas em cada realidade em que o programa tem sido implementado.
A superintendente do Iphan no Tocantins, Cejane Pacini, ressaltou o fortalecimento das redes de cooperação entre o Iphan, o CAU e as universidades, bem como a importância da participação estudantil no seminário, como oportunidade de aproximação dos futuros profissionais com o campo do patrimônio cultural.
O evento também resultou em uma série de encaminhamentos para fomentar a ATHIS no contexto do patrimônio cultural brasileiro no Tocantins. Entre eles, estão:
-
Ação junto à Associação dos Municípios do Tocantins (ATM) e ao Ministério Público, com articulação com conselhos e sociedade civil, visando a destinação de editais para elaboração de projetos;
-
Parcerias entre canteiros-modelo de conservação e o desenvolvimento de planos para captação de recursos junto a instituições como Iphan, Ministério das Cidades, Organização das Nações Unidas (ONU), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e fundos de direito difuso;
-
Iniciativas do CAU/TO para envolver outros CAUs estaduais e o CAU/BR em debates sobre ATHIS e patrimônio;
-
Definição de metodologias de escuta da comunidade, com ênfase na mediação de conflitos;
-
Realização periódica de eventos dos canteiros-modelo;
-
Promoção de debates setoriais com agentes do Legislativo, Judiciário e outras esferas;
-
Ampliação da divulgação em programas como EJA e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com avaliação anual dos resultados.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan: comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGov
www.x.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr