Notícias

EXPOSIÇÃO

Está no ar a nova página da exposição Paisagens Caiçaras

Criada pelo Iphan, página divulga acervo com 169 obras digitais sobre a cultura do povo caiçara
Publicado em 31/05/2021 12h15 Atualizado em 31/05/2021 17h31

 

Paisagens Caiçaras/Foto: Juarez Bergmann Filho

Paisagens Caiçaras/Foto: Juarez Bergmann Filho

 

O lançamento da página na internet Paisagens Caiçaras – Difusão de narrativas sonoras, imagéticas e audiovisuais” é mais uma etapa do projeto que é resultado de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná (Iphan-PR) e os cursos de Design, Luteria e Produção Cênica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O novo website divulga um acervo de obras digitais de vários gêneros que retratam aspectos do tempo, espaço e modo de vida do povo caiçara. O acervo foi constituído a partir de uma campanha iniciada em outubro de 2020 e está integralmente exposto no site do projeto.

A ideia de criar a página dedicada ao projeto Paisagens Caiçaras associada ao site do Iphan teve como objetivo dar ainda mais visibilidade ao conteúdo selecionado em cada etapa da campanha. Para compor a nova página, os materiais enviados passaram por um processo de seleção realizado por uma curadoria formada por técnicos do Iphan e parceiros do projeto, incluindo um detentor do Fandango Caiçara e professores da universidade.

No total, a exposição conta com 169 trabalhos, entre fotografias, ilustrações, poemas, histórias e depoimentos, selecionados a partir do envio feito por 31 colaboradores.

Etapas anteriores

Paisagem  Caiçara - Janelize NascimentoA primeira fase da campanha (06 de outubro de 2020 a 15 de janeiro de 2021) serviu como experiência piloto e teve divulgação mais restrita, obtendo a participação de parceiros do Iphan e da UFPR. Os participantes enviaram imagens, áudios, vídeos e textos, e o material foi publicado no site do projeto em fevereiro de 2021. No total, foram expostas 54 fotografias; uma música; três documentários; e dez poemas em cartão-postal.

Já na segunda etapa (de 01 de março a 02 de abril de 2021), o Iphan lançou uma chamada pública e abriu inscrição para que a sociedade pudesse colaborar com a exposição virtual enviando áudios, vídeos e imagens, profissionais ou amadores, que retratassem a cultura do povo caiçara. O material foi selecionado pela equipe de curadoria com base em três critérios: diálogo com a galeria já existente no site do projeto, adequação ao recorte cultural e territorial, e padrão mínimo de qualidade técnica de imagem e/ou som. Nesta fase, foram selecionados 105 materiais, sendo 98 imagens (fotografias e ilustrações); seis vídeos (depoimento, causos e teatro de bonecos); e um texto (crônica).

Artesanato Caiçara - Flavio RochaO site do projeto foi visitado, de março a maio de 2021, por mais de 500 internautas, de vários países, como Brasil, Estados Unidos, Portugal, Irlanda, França, Itália, Reino Unido, Alemanha e Suécia. “Os dados mostram o alcance que essa exposição virtual pode oferecer para a difusão do conhecimento sobre os bens culturais associados ao território caiçara”, explicou a superintendente do Iphan-PR, Rosina Parchen.“Um dos nossos principais objetivos é que o site do projeto se mantenha como um espaço de compartilhamento de narrativas sonoras e visuais a respeito desse universo, e que, a partir dos materiais já publicados, novas criações possam surgir, fomentando, assim, o diálogo entre variadas formas expressivas e o Patrimônio Cultural.”

A previsão é que na segunda quinzena de junho seja realizado um webinário do projeto, em que será lançado um catálogo digital e paisagens audiovisuais, a partir da releitura e edição dos materiais selecionados e publicados.

O processo de construção coletiva da exposição virtual continua aberto e o público interessado em participar, pode enviar o material diretamente para a equipe de curadoria, pelo e-mail paisagenscaiçaras@gmail.com.

Acesse a nova página: Paisagens Caiçaras – Difusão de narrativas sonoras, imagéticas e audiovisuais

 

Informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Juliana Brascher - juliana.brascher@iphan.gov.br
(61) 2024-5527
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr