Formação de Profissionais da Educação
O foco deste eixo é a formação continuada de profissionais da educação, abrangendo gestores e docentes. As formações incluem cursos presenciais e à distância, promovidos em parceria com universidades e institutos federais, visando fortalecer a gestão e a docência voltadas para ERER e EEQ. Veja as instituições, os cursos oferecidos e o número de vagas nas planilhas Aperfeiçoamento em ERER e Aperfeiçoamento em EQQ.
Entre as principais iniciativas estão:
- Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) Equidade, vinculado a CAPES, para implementação de Licenciaturas em Educação Escolar Quilombola nas 05 regiões do Brasil;
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Equidade Quilombola e Racial;
- Redes do Programa de Educação Tutorial (PET) voltadas para a Educação Antirracista e o Encontro de Saberes, promovendo a troca de experiências e aprofundamento das temáticas.
Destaque para o Curso de Extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola", ofertado pelo MEC por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).
O curso busca fomentar o letramento racial de profissionais da Educação Básica, promovendo conhecimentos e práticas pedagógicas que valorizem as tradições, culturas e línguas afro-brasileiras e quilombolas. Com carga horária de 120 horas e oferta inicial de 150 mil vagas, o curso acontece totalmente a distância, com tutorias online e encontros síncronos para troca de experiências (início em março de 2025).
O curso se fundamenta na Lei nº 10.639/2003, alterada pela Lei nº 11.645/2008, e nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Escolar Quilombola (Resolução n°08 de 20 de novembro de 2012) do Conselho Nacional de Educação e busca consolidar uma educação mais justa e inclusiva, preparando professores(as) e gestores(as) como agentes transformadores na promoção da diversidade e na luta contra o racismo nas salas de aula.