Jovem Parlamentar do Mercosul eleita para a etapa internacional
Isabella Cardoso Melo
Cidade: Campos Belos
Goiás
Projeto: Cidade em Chamas: Reflexões sobre o impacto das queimadas
O projeto "Cidade em Chamas: Reflexões sobre os impactos das queimadas" surgiu em resposta à crescente preocupação com os efeitos devastadores das mudanças climáticas e com os incêndios recorrentes que atingem a região de Campos Belos - Goiás. A proposta foi inspirada não apenas na realidade local, marcada por incêndios frequentes e danos ao meio ambiente e à saúde pública, mas também na intenção de promover uma mobilização ativa entre os jovens, envolvendo-os na luta pela preservação ambiental. A integração regional foi igualmente um fator essencial, uma vez que problemas como os incêndios florestais não conhecem fronteiras e afetam todo o território da América Latina.
O principal objetivo do projeto é engajar os estudantes de forma interativa nas questões ambientais geradas pelas queimadas que ocorrem nas proximidades da cidade.
1º suplente
Lucas Octavio Silva de Oliveira
Cidade: Ocidental
Goiás
Projeto: Integração regional e mudanças climáticas
O projeto discute a importância da integração regional no MERCOSUL e os desafios ambientais enfrentados pelos países-membros, como desmatamento, perda de biodiversidade e mudanças climáticas. A emissão de gases poluentes é apontada como uma das principais causas desses problemas, exigindo a adoção de políticas públicas sustentáveis e investimentos em educação ambiental, com foco nos estudantes do Ensino Médio. No Brasil, que está entre os maiores emissores de gases poluentes, a urbanização acelerada e a expansão do transporte motorizado agravam a situação.
O projeto propõe reduzir a poluição através do incentivo ao transporte público sustentável e da criação de ciclovias. A implementação de veículos movidos a energia solar e infraestrutura adequada para bicicletas são soluções sugeridas para melhorar a mobilidade urbana em Valparaíso de Goiás, um município com intenso fluxo de veículos devido à sua proximidade com Brasília.
2º suplente
Ana Luiza Mendes Barfknecht
Cidade: Luziânia
Goiás
Projeto: Produção de papel usando folhas de pequi e cajú-do-cerrado para promoção da educação ambiental com alunos do ensino médio
O projeto propõe a produção de papel sustentável utilizando a casca seca do pequi, um recurso natural abundante e muitas vezes desperdiçado.
A ideia surgiu a partir da necessidade de encontrar alternativas mais ecológicas para materiais escolares, ao mesmo tempo em que resgatamos a representatividade de uma região rica em biodiversidade, mas que muitas vezes não recebe a atenção devida.
Por que o papel de casca de pequi é inovador e necessário?
- Sustentabilidade: O projeto aproveita um recurso natural que já cai naturalmente das árvores, evitando o desperdício.
- Conexão com o Cerrado: O pequi é um símbolo dessa região tão importante para o Brasil. Incorporar essa identidade em produtos escolares ajuda a criar um vínculo mais forte com o meio ambiente local.
- Educação e Consciência Ambiental: Trazer materiais sustentáveis para o ambiente escolar é uma forma prática de incentivar o debate sobre sustentabilidade e preservação ambiental.
Maria Carolina Tavares
Cidade: Valparaíso
Goias
Projeto: Comunidade Escolar unida em prol da sustentabilidade
O texto aborda a problemática das queimadas em Valparaíso de Goiás, destacando seus impactos ambientais, sociais e econômicos. As queimadas comprometem a biodiversidade, afetam a qualidade do ar e prejudicam a saúde da população, especialmente crianças e idosos. A falta de conscientização e infraestrutura para combater os incêndios agrava a situação. Diante desse cenário, o projeto propõe a integração da comunidade escolar na promoção da sustentabilidade, por meio da educação ambiental e implementação de práticas sustentáveis.
O objetivo é conscientizar estudantes, professores e a comunidade local sobre os riscos das queimadas, além de desenvolver ações preventivas, como monitoramento de áreas de risco e criação de brigadas de prevenção. Uma das principais iniciativas é a implementação de Simulações da ONU em escolas públicas, democratizando debates sobre mudanças climáticas e incentivando ações socioambientais.
Erick Henrique Tavares
Cidade: Goianésia
Goiás
Projeto: A criação de centros verdes arborizados dentro do ambiente escolar
O projeto tem como objetivo o entendimento por parte dos alunos e da rede escolar, sobre as consequências do albedo e das ilhas de calor que são causadas pela falta e\ou ausência de centros arborizados. É notório que a participação da escola e dos órgãos públicos, possuem o mínimo ou nenhum interesse sobre esse assunto, porém , problemas como esse são diariamente enfrentados em corporações escolares, devido pertencerem em sua maioria a grandes centros urbanos .
A criação de eixos verdes dentro das instituições, seria o fator que traria uma contra resposta aos elevados níveis de temperatura dentro de sala de aula , e por conseguinte a melhora do ambiente escolar. Logo, tal problemática não deve-se restringir a apenas um centro educacional, espalhando-se por cada um dos locais com maiores raios intrínsecos do albedo chegando a todos.
Pedro Henrique Gonçalves
Cidade: Goianésia
Goiás
Projeto: O gerenciamento e transformação do lixo escolar em material renovável
O projeto busca a gestão sustentável do lixo escolar, reduzindo impactos ambientais e promovendo a conscientização da comunidade. Diante do grande descarte de resíduos sem controle, foram propostas ações como a reciclagem, criação de uma horta urbana e implementação de pontos de coleta seletiva. O objetivo é transformar resíduos em materiais renováveis, minimizando a poluição do solo e do ar.
Os estudantes terão papel essencial como “Agentes do Meio Ambiente”, atuando na integração regional e levando o conhecimento sobre reciclagem e cidadania para além da escola. O projeto também estimulará a formulação de um Projeto de Lei Municipal, a ser enviado à Câmara dos Vereadores, visando garantir a coleta seletiva em todas as escolas do município. Dessa forma, além de contribuir para a sustentabilidade, a iniciativa fortalece a cidadania e a participação ativa dos alunos na construção de políticas ambientais.