Jovem Parlamentar do Mercosul eleita para a etapa internacional
Maria Eduarda
Cidade: Junqueiro
Alagoas
Projeto: Caminhos para a sustentabilidade: Implementaçãode compostagem de resíduos e horta escolar no desenvolvimento da educação ambiental
O desenvolvimento da educação básica enfrenta desafios atuais, como a dificuldade em conectar teoria e prática, especialmente no contexto da educação ambiental. Esta área busca integrar o conhecimento técnico com habilidades práticas para promover a proteção do meio ambiente e a formação de cidadãos críticos e responsáveis.
As escolas de ensino integral, que atendem jovens em situações de risco e vulnerabilidade social, enfrentam problemas relacionados à falta de estímulos, evasão escolar e impactos ambientais decorrentes da produção de resíduos orgânicos nas cozinhas escolares. Esses resíduos, quando descartados de forma convencional, podem gerar impactos negativos, como mau cheiro, animais, como ratos e baratas e doenças. A proposta de integrar a educação ambiental de forma prática e dinâmica nas escolas busca sensibilizar os estudantes para questões sociais e ambientais, melhorar o estímulo acadêmico e reduzir a evasão escolar.
1º suplente
Abelly Gomes
Cidade: Maceio
Alagoas
Projeto: Escolas Esponjas: enfrentamento das mudanças climáticas: Mobilização estudantil e Comunitaria para a Sustentabilidade
O presente projeto visa analisar os danos causados pelas mudanças climáticas no ambiente urbano, criando redes de cooperação entre a escola, a comunidade e a perspectiva de integração regional, isto é, estimular a reflexão da importância da implementação de escolas esponjas no contexto do Mercosul.
Para isso, a fim de incluir essa reflexão na base da sociedade, procura-se refletir sobre o processo de adaptação das escolas para que elas adotem uma infraestrutura mais sustentável. Sob esse viés, as instituições de ensino seriam reestruturadas utilizando o modelo de “cidades esponjas” elaborado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu. Tal proposta consiste em instalar sistemas de drenagem e áreas verdes nasdependências das escolas que tenham risco potencial para inundações, com a intenção de armazenar e consumir, no local, a água da chuva que, devido às mudanças climáticas, em certas épocas do ano, acaba por gerar diversos alagamentos e enchentes na região.
2º suplente
Carla Tawany
Cidade: Coruripe
Alagoas
Projeto: Lima Castro; uma escola energeticamente autônoma
A escassez de energia elétrica em época de colheita, moagem e beneficiamento da cana-de-açúcar é um problema que acomete a comunidade de Pindorama, situada na zona rural do estado de Alagoas. A Escola Estadual Professor Lima Castro, situada na referida comunidade, tem ofertado ao longo do tempo educação ao nível de ensino médio a estudantes oriundos da zona rural dos municípios alagoanos de Penedo, Coruripe, Teotônio Vilela e São Sebastião.
Todavia, ao longo do tempo tem enfrentado sérios problemas que têm sua origem atrelado a fatores de ordem energética, entre eles a suspensão de aulas em decorrência da falta de energia elétrica. Dessa maneira, o presente projeto tem a finalidade de sugerir a implementação de placas fotovoltaicas junta rede de distribuição de energia elétrica a fim de mitigar os problemas inviabilizam a execução do trabalho escolar.
Evellyn Prudencio
Cidade: Murici
Alagoas
Projeto: Educação para a Sustentabilidade e Justiça Climática no Mercosul: Combatendo o Racismo Climático através da Inclusão e Conscientização Juvenil
Este projeto propõe um programa regional de educação para sustentabilidade e justiça climática nos países do Mercosul, destacando o racismo climático e a inclusão. Dado que as nações do sul global sofrem mais com o aquecimento global, busca-se capacitar estudantes do ensino médio para enfrentar desafios ambientais e sociais, fortalecendo os Grêmios Estudantis. A criação de Diretorias específicas permitirá que os gremistas repliquem os aprendizados.
Em 18 meses, a escola servirá como referência, promovendo ações sustentáveis e justiça ambiental como direito humano, garantindo também acessibilidade para estudantes com deficiência. As atividades incluem hortas comunitárias, coleta seletiva, oficinas sobre impacto ambiental, uma Semana Municipal de Sustentabilidade e rodas de conversa sobre os efeitos psicológicos das mudanças climáticas.
Ketllen Lorrana
Cidade: Mar Vermelho
Alagoas
Projeto: Conhecendo a importância das nascentes favoraveis pelo clima e vegetação: Análise do abastecimento de água em Mar Vermelho
Este projeto tem como objetivo explorar as nascentes e os poços artesianos do município de Mar Vermelho, localizado na zona da mata de Alagoas, que possui clima serrano, classificado como tropical de altitude, em que a vegetação é predominantemente típica da Floresta Subperenifólia, com partes de Floresta Hipoxerófila. Contém ainda diversas fontes minerais e sua temperatura mais baixa registrada foi de 10ºC em julho de 2010.
Por essas características a cidade é considerada a “Suíça alagoana”. No presente trabalho destacamos a relevância da localidade em diversas áreas e a importância da preservação de suas nascentes. É uma oportunidade econômica significativa para empreendedores, nas atividades de irrigação do plantio, na pecuária, no abastecimento residencial, além de impulsionar a economia local.
Yonara Rakely Santos da Silva
Município: Paulo Jacinto
Alagoas
Projeto: Integração regional e as mudanças climáticas: jovens protagonistas na construção de escolas sustentáveis
A ideia para este projeto surgiu da observação dos desafios enfrentados pela Escola Estadual Deputado José Medeiros em relação ao gerenciamento de resíduos sólidos e à conscientização ambiental da comunidade escolar. Inspirado pelo desejo de transformar a escola em um exemplo de sustentabilidade e responsabilidade ambiental, o projeto também busca abordar questões mais amplas, como as mudanças climáticas e a integração regional no contexto do MERCOSUL. A principal inspiração veio da visão de que a escola é um espaço privilegiado para promover mudanças significativas, empoderando os jovens a se tornarem protagonistas na construção de um futuro mais sustentável.
A frase de Paulo Freire, "Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo," ressoou profundamente ao idealizar essa iniciativa. A crença de que a educação pode capacitar os jovens a compreender e agir em relação aos desafios climáticos e sociais foi um motivador central. Além disso, os impactos visíveis das mudanças climáticas e a falta de ações concretas no ambiente escolar me motivaram a buscar soluções práticas e inovadoras, como a implementação de hortas comunitárias e sistemas de reciclagem. Também foi inspirador perceber que, ao conectar questões ambientais locais a uma perspectiva regional, é possível promover a colaboração entre jovens do MERCOSUL, criando uma rede de cidadãos conscientes e engajados.