Panorama da EJA no Brasil
O Brasil ainda carrega a marca de uma dívida histórica: mais de 11 milhões de pessoas não alfabetizadas. Jovens, adultos e idosos seguem privados do direito de ler e escrever — um direito básico que, quando negado, amplia desigualdades e perpetua exclusões.
Para contribuir com a reversão desse cenário, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza o Panorama da EJA no Brasil, uma ferramenta pública que reúne os principais dados da oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todos os estados e municípios brasileiros. Ela apresenta:
-
os índices de analfabetismo por faixa etária em cada município, com base no Censo IBGE 2022 de cada município;
- a população total de pessoas não alfabetizadas com 15 anos ou mais em cada município;
- os municípios que aderiram ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e a outros programas do Governo Federal;
- a disponibilidade de escolas que ofertam EJA, por rede (municipal e estadual); e
- um sistema de coloração por município para facilitar a leitura das taxas de analfabetismo (de menos de 10% até mais de 30%).
O Panorama da EJA no Brasil permite que gestores, educadores e formuladores de políticas públicas visualizem com precisão onde estão os maiores desafios — e, assim, possam avançar na superação do analfabetismo e na qualificação da EJA em todo o território nacional. A ferramenta é, portanto, mais que um retrato estatístico: é um instrumento de gestão pública qualificada e de justiça social. Com base nos dados que ela apresenta é possível diagnosticar gargalos, planejar ações e mobilizar esforços para garantir o direito à educação a quem foi historicamente excluído.