Recursos da Educação
Composição dos Recursos da Educação
O dinheiro que custeia a Educação vem da sociedade, especialmente, por meio de dois tipos de tributos:
Contribuições sociais
Quando há necessidade de reunir recursos para finalidade específica, em regra, isso é feito por meio de uma contribuição social. As contribuições sociais representam a maior parte da arrecadação dos governos, por conta da contribuição da previdência social.
Há também uma contribuição que é direcionada às políticas educacionais: o Salário-Educação. As empresas pagam para esta finalidade o valor correspondente a 2,5% da folha de pagamento.
Impostos
Os impostos são o tipo mais conhecido de tributo: aqueles que, em regra, começam com ‘i’:
- Imposto sobre a importação de produtos estrangeiros (II)
- Imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou nacionalizados (IE)
- Imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza (IR)
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
- Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF)
- Imposto Territorial Rural (ITR)
- Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação (ICMS)
- Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
- Imposto sobre Transmissões Causa Mortis e Doações de Qualquer Bem ou Direito (ITCMd)
- Imposto sobre a Propriedade predial e Territorial Urbana (IPTU)
- Imposto sobre Transmissão inter vivos de Bens e Imóveis e de direitos reais a eles relativos (ITBI)-
- Impostos sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS ou ISSQN).
Da arrecadação de impostos, uma parte deve ser direcionada à Educação: é o que chamamos de vinculação constitucional. O percentual a ser direcionado
depende de qual ente federado (governo federal, estados e municípios) vai ficar com o recurso arrecadado: do valor que fica com o Governo Federal, 18% devem ser direcionados à Educação; do valor que fica com estados, municípios ou com o Distrito Federal, 25% devem ser direcionados à Educação.
Esses percentuais são mínimos, ou seja, é possível gastar mais do que isso, não menos.
Parte desses recursos vinculados é utilizada para a composição dos Fundos estaduais que chamamos de Fundeb, e outras partes para complementações da União previstas no Fundeb.

- .
Visão integrada do Financiamento da Educação Básica
A maior parte do financiamento da Educação Básica vem de impostos, mas há, ainda, o Salário-Educação, que é uma contribuição cuja arrecadação é toda direcionada para gastos com Educação. Além disso, parte do valor dos impostos, vinculada à educação, é utilizada para compor o Fundeb. Então, é preciso olhar para cada componente do financiamento, sem deixar de observar as múltiplas relações que existem entre eles, como ilustrado na figura a seguir:
Portanto, a contribuição social do Salário-Educação e as vinculações de parte dos impostos são as principais bases para o financiamento da Educação. O Fundeb, por sua vez, é um mecanismo que promove a melhor distribuição dos recursos entre as diversas redes de ensino e que canaliza recursos complementares para a Educação Básica por meio da Complementação da União. Nos tópicos a seguir, são detalhados estes três mecanismos.
Composição do FUNDEB

- .
Painel de Investimento em Educação Básica
O Painel de Investimento em Educação Básica é uma ferramenta interativa que consolida informações sobre repasses e saldos de recursos, auxiliando gestores no planejamento e monitoramento financeiro das redes de ensino. Com visualização clara e filtros personalizáveis (por ano, região, programa e esfera administrativa), o painel permite analisar dados em valores nominais ou reais (corrigidos pelo INPC), garantindo transparência e precisão.
O painel é composto por quatro partes:
Recursos repassados – Programas da Educação Básica
Gráficos comparativos por programa, evolução mensal/anual e indicadores de custeio e capital.
Saldos em contas – Por programa
Diferenciação entre saldos ativos (disponíveis) e inativos, com análise temporal e por programa.
Repasse e saldo mensal em contas
Permite a análise conjunta dos repasses e dos saldos ao longo do ano, facilitando o acompanhamento da utilização dos recursos.
Detalhamento em tabelas
Oferece uma visão completa dos dados em formato de tabelas.
Esse painel é uma ferramenta valiosa para apoiar a gestão financeira educacional, especialmente em um cenário de múltiplas fontes de financiamento e exigências de eficiência e transparência na aplicação dos recursos. Ao oferecer dados organizados, atualizados e de fácil interpretação, ele fortalece a capacidade das equipes técnicas e dirigentes de tomarem decisões informadas e alinhadas às necessidades reais das redes de ensino.