A Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática, que ocorreu de forma virtual entre 17 de março e 06 de abril de 2025, contou com 57.080 contribuições autônomas e anônimas de professores das 27 unidades da Federação e de 4.118 municípios, representando 24.165 escolas. A iniciativa foi realizada em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Os docente participantes ensinam matemática nas escolas da rede pública brasileira: pedagogos e licenciados em matemática que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental (28.024 questionários respondidos); nos anos finais do ensino fundamental (21.517); no ensino médio (7.093); e na educação profissional e tecnológica (446). As respostas abrangiam perfil profissional, demandas formativas, práticas pedagógicas, desafios para o ensino, visões sobre currículo e estratégias de avaliação.
Para realizar a Escuta e orientar os participantes, o MEC disponibilizou o Guia Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática, e realizou três webinários. O primeiro deles, O ensino da Matemática para a equidade, em 21 de novembro de 2024, para promover um debate sobre equidade no ensino da matemática e sobre a importância de práticas pedagógicas que reconheçam e integrem os saberes africanos e indígenas. Somando Vozes, em 25 de fevereiro de 2025, foi o segundo webinário a fim de mobilizar a comunidade educacional para a participação dos professores e das professoras que ensinam matemática na escuta nacional, com compartilhamento de experiências exitosas de redes de ensino. Por fim, o terceiro webinário, Multiplicando Percepções, aconteceu em 10 de março de 2025, para apresentar os instrumentos da escuta nacional de professores e professoras que ensinam matemática e os dados sobre a urgência de se olhar para a aprendizagem de Matemática na Educação Básica.