Como Funciona
A Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) visa apoiar cursinhos populares no Brasil, de modo a garantir suporte técnico e financeiro para a preparação de estudantes socialmente desfavorecidos que buscam ingressar na educação superior, especialmente por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É uma das estratégias voltadas para melhorar a performance dos estudantes socialmente desfavorecidos, especialmente negros e indígenas brasileiros, para acesso à educação superior.
A CPOP é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) criada para cumprir o estabelecido na Lei nº 10.558/2002, que criou o Programa Diversidade na Universidade. Está articulada a outras ações e programas do governo federal e busca fortalecer as trajetórias educacionais do segmento juvenil da população desfavorecida e estimular a sua participação em outros programas do MEC, como a Lei de Cotas, o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além de implementar a Lei nº 10.558/2002, os objetivos da CPOP são:
- fortalecer cursinhos pré-vestibulares populares e comunitários;
- elaborar orientações focadas no Enem para a estruturação e a implementação de ações de formação nos cursinhos da Rede;
- preparar os estudantes, ampliando a possibilidade de acesso à educação superior, principalmente negros e indígenas;
- contribuir para retomada do interesse do jovem brasileiro pelo Enem, que voltou a crescer em 2023; e
- contribuir para ocupação de vagas em cursos de graduação de instituições federais.
Para os cursinhos populares, a CPOP fornece apoio financeiro de até R$ 163,2 mil por cursinho para o pagamento de professores, coordenadores e apoio técnico-administrativo, incluindo auxílio-permanência de R$ 200 mensais por seis meses para até 40 alunos por unidade. Além disso, organiza a Coordenação Nacional de Monitoramento e Avaliação da CPOP e o Encontro Nacional da Rede de Cursinhos.