Etapas da VI CNIJMA
A CNIJMA pode ser vista como um pretexto para a escola e a comunidade empreenderem uma jornada pedagógica em torno de determinado tema. Trata-se de uma jornada – e não de um evento isolado – que envolve distintas etapas, algumas obrigatórias e outras opcionais, e meses de preparação até se chegar ao encontro nacional. Tudo se inicia após o lançamento do convite à participação na conferência, direcionado às 61.806 escolas dos anos finais do ensino fundamental de todo o Brasil. Confira a seguir o descritivo de cada etapa:
Conferência na Escola
Esta é a etapa mais importante do processo e tem início quando a escola aceita o chamado de participação, feito pelo seu estado. Neste momento as escolas se envolvem em pesquisas, diálogos e reflexões para trabalhar a temática e elaborar projetos de ação referentes à justiça climática.
A conferência transforma a escola em um espaço de diálogo, engajando a comunidade e valorizando cada vez mais o protagonismo infantojuvenil, e pode ser facilitada por meio da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida). A conferência culmina no evento de eleição do projeto de ação da escola, do/a delegado/a e suplente que vai defendê-lo nas etapas posteriores do processo, além do profissional da educação que fará o acompanhamento do/a delegado/a.
A partir do documento-base – Passo a Passo para a VI CNIJMA na Escola – cada instituição deve:
a) elaborar um projeto de ação com base na temática;
b) eleger um delegado/delegada e suplente (estudantes entre 11 e 14 anos);
c) cadastrar a escola no site da VI CNIJMA, confirmando sua adesão.
Conferência Municipal/Regional (opcional)
Após a realização das Conferências nas Escolas, a Comissão Organizadora Estadual (COE) poderá promover Conferências Municipais e/ou Regionais. Os municípios ou regiões que optarem por realizar esta etapa devem observar os critérios do Regulamento Estadual e estabelecer datas compatíveis com o cronograma da VI CNIJMA.
O objetivo desses encontros é reunir as delegações eleitas nas escolas de determinado município ou região, reforçar a formação dos/as participantes (infantojuvenis, jovens facilitadores/as e profissionais da educação) no tema da Conferência, além de eleger a delegação e o projeto de ação que representarão o município/região na Conferência Estadual.
Conferência Estadual/Distrital
As Conferências Estaduais e, no caso do Distrito Federal, da Conferência Distrital, têm o objetivo de reunir as delegações das escolas e/ou das Conferências Municipais/Regionais e aprofundar os diálogos sobre o tema, além de eleger a delegação e os projetos de ação aptos a representar a unidade federativa na Conferência Nacional. A definição dos critérios para a priorização dos projetos e a eleição de delegados que irão participar das próximas etapas da Conferência é de responsabilidade da COE e deve constar no regulamento estadual. Entre esses critérios, os organizadores estaduais deverão observar o equilíbrio de gênero (meninos e meninas) e buscar a representatividade entre meio rural e urbano, capital e interior, assim como de diferentes etnias.
Conferência Nacional
Esta é a etapa culminante da jornada pedagógica da conferência. Cria-se, nesse momento, um ambiente de participação e de aprendizagem coletiva com as delegações selecionadas nas Conferências Estaduais e Distrital.
O evento é precedido de um encontro formativo preparatório de cada delegação em seus respectivos estados (imediatamente antes da viagem), e de um encontro formativo de jovens facilitadores/as que atuarão na Conferência Nacional.
Durante o evento são realizadas diversas atividades e vivências formativas destinadas ao público infantojuvenil, e produzidos materiais de educomunicação que tornam públicos os compromissos e as propostas dos/as participantes. Além disso, ocorrem encontros formativos com educadores e demais integrantes das delegações estaduais.