Notícias
EDUCAÇÃO SUPERIOR
Comprovação de informações do 1º Prouni de 2026 acaba hoje (13)
Foto: Divulgação/MEC
Os estudantes pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao primeiro semestre de 2026, precisam entregar a documentação pertinente na instituição de educação superior em que foram selecionados para comprovar as informações prestadas em sua inscrição até esta sexta-feira, 13 de fevereiro. O candidato pode comparecer à instituição de educação superior ou encaminhar a documentação por meio eletrônico.
A instituição deverá disponibilizar, em suas páginas na internet, campo específico para o encaminhamento. Caso não seja possível, deverá orientar colaboradores para receberem a documentação fisicamente nos locais de oferta de curso em que houver candidatos pré-selecionados, nos horários de funcionamento da instituição. Todas as informações sobre as regras do processo seletivo estão no Edital nº 2/2026.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no dia 3 de fevereiro, o resultado da primeira chamada do processo seletivo no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Esta é a maior edição da história do Prouni, com a oferta de 594.519 bolsas, sendo 274.819 integrais (de 100%) e 319.700 parciais (de 50%).
Segunda chamada – O resultado da segunda chamada sairá no dia 2 de março, e a comprovação das informações será de 2 a 13 de março.
Lista de espera – Para participar da lista de espera do Prouni, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio do Portal Acesso Único nos dias 25 e 26 de março de 2026. A lista estará disponível na página do Prouni, no mesmo portal, a partir do dia 31 de março, para consulta pelas instituições de educação superior e pelos candidatos.
Confira o cronograma do Prouni 2026/1:

- .
Prouni – Criado em 2004 e instituído pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade Para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O programa ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante brasileiro sem diploma de nível superior.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)