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ENSINO FUNDAMENTAL
Encontro capacita articuladores em clima escolar
Foto: Divulgação/MEC
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu, nesta quinta-feira, 13 de março, em Brasília (DF), o Encontro Formativo da Rede Nacional de Articuladores Técnicos do Programa Escola das Adolescências (Renapea), que integra um grupo de trabalho (GT) sobre clima e convivência nas escolas.
O GT é uma iniciativa do MEC que conta com o apoio da Fundação Carlos Chagas; do Unicef; do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social; da Fundação Roberto Marinho; e do Roda Educativa, organizações referência no tema. O grupo, que também inclui dez articuladores da Renapea, foi criado a partir de necessidades apontadas pelas comunidades escolares durante a Semana da Escuta das Adolescências. Suas ações têm buscado identificar e analisar práticas para a melhoria do clima e da convivência nas escolas de anos finais do ensino fundamental.
“A Escuta Nacional das adolescências apontou para a necessidade de melhorar o clima e a convivência escolar, e, nesse sentido, o programa Escola das Adolescências constituiu um grupo de trabalho para desenvolver estratégias e recomendações, de forma a promover trajetórias escolares de sucesso", disse Tereza Farias, coordenadora-geral de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC.
Adriano Moro, pesquisador doutor da Fundação Carlos Chagas e coordenador da pesquisa Leituras Guiadas com integrantes de equipes gestoras dos anos finais, explicou que um clima escolar positivo envolve bons relacionamentos interpessoais; um ambiente de cuidado e confiança; espaços de participação e de resolução dialógica dos conflitos; ações que propiciem proximidade dos pais e da comunidade; boa comunicação entre os vários segmentos; senso de justiça (as regras são necessárias e legitimadas, e as sanções são justas), proporcionando um ambiente estimulante e apoiador, no qual os indivíduos se sentem seguros, engajados e pertencentes à escola”.
Guia – O grupo de pesquisa de Leituras Guiadas irá ouvir gestores de 100 escolas de anos finais com embasamento no livro “Processo de Melhoria Contínua nas Escolas”. Na oficina formativa da quinta-feira (13), os articuladores técnicos da Renapea se apropriaram da metodologia para replicar o processo de escuta com gestores escolares em dez unidades da federação.
A articuladora Ana Márcia, representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do Ceará, avalia que "No encontro pudemos participar de momentos de escuta e de reconhecer e perceber a importância do coletivo para a tomada de decisão com segurança".
Ao fim do levantamento, o GT objetiva construir um guia de clima escolar positivo, embasado na realidade das escolas da rede pública brasileira, para apoiar o processo de formação continuada desenvolvido pelo programa Escola das Adolescências.
Escola das Adolescências – O Programa Escola das Adolescências, instituído pela Portaria nº 635/2024, é uma estratégia de apoio técnico-pedagógico e financeiro do Governo Federal para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Conjugando esforços da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, a iniciativa busca construir uma proposta para essa etapa de ensino que se conecte com as diversas formas de se viver a adolescência no Brasil; promova um espaço acolhedor; e impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.
A política inclui produção e divulgação de guias temáticos sobre os anos finais do ensino fundamental, assim como incentiva, financeiramente, escolas priorizadas segundo critérios socioeconômicos e étnico-raciais. Além disso, encoraja maior conexão com as características dos anos finais, para apoiar a construção de trajetórias de sucesso escolar. Suas estratégias se dividem em três eixos: governança; organização curricular e pedagógica; e desenvolvimento profissional.
Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da SEB