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TEMPO INTEGRAL

Formação do Escola em Tempo Integral tem 16 mil inscrições

O curso oferecido pelo MEC alcança 4.673 entes federativos em todo o país. Das 16.785 vagas ofertadas, 95% foram preenchidas. A formação ocorre entre abril e outubro deste ano
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Atualizado em 08/05/2025 15h30
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Foto: Divulgação/MEC
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Foto: Aula inaugural da Região Norte, coordenada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1º/4/2025, já foi visualizada por mais de 2,7 mil participantes on-line. Foto: Reprodução
Região Nordeste.jpeg
Foto: A aula inaugural da Região Nordeste – Área 1 (AL, BA, PB, SE e RN) já foi assistida por mais de 5 mil participantes on-line. Evento foi coordenado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2/4/2025. Foto: Reprodução
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Foto: Com mais de 5,1 mil visualizações em três semanas de disponibilidade on-line, a aula inaugural da Região Nordeste – Área 2 (PI, MA, CE, PE) foi realizada em 4/4/2025, sob a coordenação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foto: Reprodução
Centro-Oeste.jpeg
Foto: Mais de 500 pessoas acompanharam, em 28/3/2025, a aula inaugural da Região Centro-Oeste, coordenada pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Foto: Reprodução
Região Sudeste.jpeg
Foto: A aula inaugural da Região Sudeste, coordenada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ocorreu em 7/4/2025 e já mobilizou mais de 6 mil visualizações on-line. Foto: Reprodução
Região Sul.jpeg
Foto: Realizado em 1º/5/2025, o webinário inaugural da Região Sul, sob a coordenação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), já foi visualizado por cerca de 4,7 mil pessoas. Foto: Reprodução

A edição de 2025 da Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral alcançou ampla adesão em todo o país e possui 16 mil pessoas inscritas, o que corresponde a 95% das 16.785 vagas ofertadas. Em alguns estados, a lista de espera registra 780 pessoas. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), conta com 4.673 entes federativos que realizaram inscrição na formação — cerca de 84% do total existente no Brasil.  

Entre 16 e 29 de abril, milhares de profissionais da educação dos cinco estados do país participaram dos primeiros encontros presenciais da formação, que é promovida pelo MEC em parceria com universidades federais. O cronograma prevê eventos presenciais até junho.   

  • Leia mais : Formação continuada em tempo integral começa nesta semana

As edições já realizadas aconteceram em: 

  • 16/04 - Santa Catarina: realizado no Centroserra Convention Center, com debates sobre “A política local de educação integral: da concepção aos comitês locais” e “Operacionalidade do Programa Escola em Tempo Integral”.   

  • 25/04 - Ceará: realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o evento teve como tema “Aprendizagem cooperativa e solidária na perspectiva da Educação Integral”. 

  • 25/04 - Mato Grosso do Sul: realizado no auditório do LAC, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a programação abordou os desafios da implantação da educação integral e contou com momentos de trocas de experiências, mesas de debate e apoio técnico do MEC por meio dos representantes da Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola em Tempo Integral (Renapeti).  

  • 29/04 - Bahia: realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com o tema “Implementação da Política de ETI: desafios e avanços na educação integral”. 

  • 29/04 - Sergipe: realizado no auditório da Biblioteca Pública Epifaneo Dórea, o evento teve compartilhamento de experiências de escolas de Aracaju, apresentação dos membros da Renapeti, além de relato dos cursistas. 

O número de entes participantes reflete a ampla capilaridade da iniciativa e o interesse crescente na qualificação técnica dos profissionais envolvidos com a política de educação integral em tempo integral em nível local. Neste ano, a formação ofereceu três vagas por ente federativo e ampliou a oferta em relação ao ano anterior, com a inclusão de vagas destinadas também aos conselhos municipais de educação. O público-alvo majoritário é composto por dirigentes de educação, equipes técnicas e conselheiros de educação, mas também foram ofertadas vagas para diretores escolares. 

O conteúdo é dividido em seis módulos: O Programa Escola em Tempo Integral (ETI) e seu Ordenamento Jurídico; Fundamentos da Educação Integral; Implementação de Políticas de Educação Integral na Perspectiva da Intersetorialidade; Gestão Democrática e as Diversas Instâncias de Participação e Acompanhamento Social; Currículo Integrado; e Equidade: Modalidades Educacionais e Temáticas da Diversidade.  

Com o objetivo de ampliar o alcance da formação, a Coordenação-Geral de Educação Integral em Tempo Integral, da Secretaria de Educação Básica do MEC, realizou uma estratégia de busca ativa junto aos municípios que não possuem a política de educação integral institucionalizada e que não estavam inscritos na formação. Essa mobilização buscou assegurar a oferta de assistência técnica aos entes por meio do curso e resultou na redução significativa do número de entes federativos sem política de educação integral não inscritos.  

Para a SEB, a ação é especialmente relevante considerando que o curso tem como foco o fortalecimento das capacidades institucionais das redes para institucionalizar suas próprias políticas locais de educação integral. No caso dos municípios sem política local e ainda não inscritos na formação, o MEC poderá verificar a possibilidade de novas vagas.  

A secretaria de educação que ainda não publicou a política local de educação integral em tempo integral pode entrar em contato pelo e-mail escolaemtempointegral@mec.gov.br para verificar se há vagas disponíveis em sua região correspondente. 

Webinários – Os webinários de abertura ocorreram ao longo das duas primeiras semanas de abril e contaram com uma participação expressiva em todas as regiões do país. A secretária de Educação Básica, Kátia Schweikardt, destacou o entusiasmo demonstrado no início do curso: “Foi bonito ver a participação dos cursistas neste início de curso — com centenas e, em algumas regiões maiores, com milhares de cursistas acompanhando os encontros de abertura. Desejamos uma trajetória muito profícua aos cursistas nesta formação continuada de um tema tão caro ao governo brasileiro.”  

A formação ocorre entre abril e outubro deste ano e contará com encontros síncronos, assíncronos e presenciais, conforme calendários regionais das universidades parceiras do programa.  

Tempo Integral – O Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia que visa induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e as modalidades da educação básica. Ele é coordenado pela SEB/MEC e tem a finalidade de viabilizar o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.     

Aula inaugural da Região Norte 

Aula inaugural da Região Nordeste – Área 1 (AL, BA, PB, SE e RN) 

Aula inaugural da Região Nordeste – Área 2 (PI, MA, CE, PE) 

Aula inaugural da Região Centro-Oeste 

Aula inaugural da Região Sudeste  

Aula Inaugural da Região Sul  

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Educação e Pesquisa
Tags: Ministério da Educação MEC Formação Continuada Educação Básica Tempo Integral

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