Notícias
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Webinário discute inclusão na educação escolar indígena
Foto: Malu Pessota
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), promove na segunda-feira, 8 de dezembro, o Webinário Nacional sobre Inclusão na Educação Escolar Indígena. O evento tem como finalidade apresentar e dialogar sobre as diretrizes nacionais relacionadas à educação de estudantes indígenas surdos e com deficiência, com destaque para os direitos educacionais, linguísticos, identitários, culturais e territoriais. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, a partir das 18h.
O webinário é uma das ações da Política Nacional de Educação Escolar Indígena nos Territórios Etnoeducacionais (PNEEI-TEE) e busca orientar as redes de ensino e as escolas indígenas quanto ao atendimento educacional especializado (AEE); à formação docente; à produção de materiais didáticos específicos; e ao mapeamento, valorização e vitalização das Línguas Indígenas de Sinais (LIS).
A iniciativa, que tem a parceria do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (Fneei) e do Grupo de Trabalho Nacional de Línguas Indígenas de Sinais (GT LIS), é voltada a gestores, coordenadores pedagógicos, professores, equipes escolares, lideranças indígenas, intérpretes de Libras e de Línguas Indígenas de Sinais, além de profissionais da educação básica e da educação escolar indígena.
A programação contará com a presença dos seguintes representantes do MEC: a diretora de Políticas de Educação Escolar Indígena, Rosilene Tuxá; o diretor de Políticas de Educação Especial e Inclusiva, Alexandre Mapurunga; a diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos, Patrícia Rezende; a coordenadora-geral de Atendimento Especializado, Bianca Ribeiro; a coordenadora-geral de Educação Bilíngue, Marisa Lima; a coordenadora-geral da Educação Especial, Liliane Garcez; e o coordenador-geral da Educação Especial, Marco Melo; além do coordenador-geral do GT LIS, David Kaique.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi