Notícias
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
MEC e Sebrae fazem parceria voltada à educação empreendedora
Foto: Angelo Miguel/MEC
Com o objetivo de desenvolver competências empreendedoras nos estudantes, o Ministério da Educação (MEC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmaram parceria que tem como foco ações estruturantes de inteligência, gestão, inovação e capacitação. A iniciativa será realizada com base nas metas do Programa Nacional Educação que Transforma, do Sebrae. O acordo de cooperação técnica (ACT) foi assinado na quarta-feira, 10 de dezembro, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Sebrae, Décio Lima.
A parceria visa fortalecer a educação empreendedora e fomentar a inovação em todos os níveis de ensino — da educação básica à superior, incluindo a educação profissional e tecnológica. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral de estudantes e profissionais da educação, por meio de ações que fortaleçam competências essenciais ao crescimento social, humano e sustentável.
Prática – Até dezembro de 2030, o acordo prevê a inserção do desenvolvimento de competências empreendedoras na formação de estudantes e docentes, além do apoio conjunto a chamadas públicas, projetos e programas que incentivem tecnologias e negócios voltados à educação, à inovação e ao empreendedorismo. A iniciativa também contempla a oferta de desafios e ações práticas voltadas a estimular a criatividade, a resolução de problemas e a cultura empreendedora entre os alunos.
Supernova – Em agosto, o MEC e o Sebrae lançaram o Programa Supernova, voltado para estudantes de cursos técnicos e superiores de instituições públicas de ensino interessados em explorar o universo dos negócios inovadores.
Com formato híbrido, tanto presencial quanto a distância, a parceria oferece, gratuitamente, uma trilha de capacitação que inclui conteúdos relacionados ao desenvolvimento de competências empreendedoras, validação de negócios, marketing, construção de MVP, vendas, sustentabilidade financeira, construção e apresentação de pitches, além de mentorias.
O Sebrae, com apoio do MEC, deu início à execução da trilha de capacitação do Supernova, que conta com 3.047 inscritos. Mais de 1.100 equipes já foram formadas em todo o país. As equipes com melhor desempenho serão reconhecidas em uma premiação nacional e poderão participar de ações presenciais exclusivas, ampliando sua rede de contatos e oportunidades.
Nos próximos três anos, o Programa Supernova prevê a participação de 1 milhão de estudantes e a ideação de 100 mil negócios. Estes devem continuar recebendo suporte e orientação do Sebrae, em programas voltados para aceleração de negócios.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)