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EDUCAÇÃO INFANTIL
MEC reforça importância da educação na primeira infância
A Secretária de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt, e a coordenadora-geral de Educação Infantil do MEC, Rita Coelho, participaram nesta terça-feira, 20 de junho, do último encontro da série “Primeira Infância Primeiro: Desafios e Oportunidades de Colaboração”, realizado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). As gestoras do MEC e os membros dos demais órgãos do governo federal que participaram do debate deveriam durante suas falas responder a seguinte pergunta: quais os desafios para a primeira infância na sua pasta?
A secretária Kátia apontou alguns desafios para o governo com relação à educação infantil, com destaque para o aumento de vagas em creches para atender a demanda e a existência de indicadores que se possam servir para o entendimento de como são as múltiplas infâncias. “Nossos números falam de forma geral, não das crianças pretas e pardas e indígenas. As crianças pretas nas grandes cidades são muito diferentes das crianças brancas. As crianças pretas na educação infantil são menos beijadas, abraçadas e elogiadas pelas professoras. Nossos indicadores não são capazes de avaliar isso”, destacou a Secretária. Kátia Schweickardt disse, ainda, que o ministro da Educação, Camilo Santana, trouxe para o MEC uma perspectiva que tem muito a ver com a visão sistêmica de que a educação começa na primeira infância.
Já a coordenadora-geral de Educação Infantil do MEC, Rita de Cássia, ressaltou que a grande perspectiva da SEB é ver a educação básica fortalecida e implementada para todas as crianças, sobretudo na etapa da creche, de zero a três anos. “É importante prestar um atendimento de qualidade a crianças de zero a três anos”, destacou
A edição de Brasília do “Primeira Infância Primeiro: Desafios e Oportunidades de Colaboração” é a última de uma série de quatro eventos de sensibilização sobre tema. Anteriormente, foram realizados encontros regionais em Recife (PE), São Paulo (SP) e Belém (PA).
Alinhado com a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a iniciativa busca, ainda, sensibilizar lideranças públicas para a priorização de garantias de qualidade da educação infantil, fortalecimento da parentalidade e compreensão sobre a importância de se avaliarem as políticas e as intervenções na área.
Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação com informações da SEB e do Pnud