Como Funciona
CNRMS – Comissão Nacional de Residências Multiprofissionais em Saúde
A Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) é o órgão responsável pela normatização, supervisão, avaliação e acompanhamento dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde em todo o território nacional.
Instituída pela Lei nº 11.129/2005, a CNRMS atua no Ministério da Educação (MEC), em articulação com o Ministério da Saúde (MS). Sua missão é garantir a qualidade e a pertinência social dos programas de residência, com foco na formação de profissionais capacitados para o trabalho interdisciplinar e voltado às necessidades da população.
Composta por representantes de órgãos governamentais, instituições de ensino, conselhos profissionais e entidades representativas da área da saúde e dos residentes, a Comissão tem como principais atribuições:
- Estabelecer diretrizes e critérios para a criação e funcionamento dos programas de residência;
- Acompanhar e avaliar a execução dos programas em todo o país;
- Definir parâmetros para a seleção, ingresso, formação e avaliação dos residentes;
- Contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à formação e qualificação de profissionais de saúde.
A atuação da CNRMS é fundamental para a consolidação de uma política de educação permanente em saúde, comprometida com a equidade, integralidade e resolutividade do cuidado no SUS.
Acesse os links a seguir para saber informações detalhadas da Comissão e seus documentos:
CODEMU / COREMU
A Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU) é o órgão responsável pela coordenação, organização, articulação, supervisão, avaliação e acompanhamento de todos os Programas de Residência em Área Profissional da Saúde nas modalidades multiprofissional e/ou uniprofissional da instituição proponente. Sua atuação assegura o cumprimento das diretrizes nacionais e a integração entre ensino e serviço.
Já a Comissão Docente-Assistencial (CODEMU) é composta por representantes das instituições de ensino e dos serviços de saúde, com o objetivo de promover o diálogo constante entre os campos teórico e prático.
Existe uma CODEMU por unidade da federação e há várias COREMUs. Juntas, COREMUs e CODEMUs desempenham um papel fundamental na consolidação de uma formação multiprofissional ética, crítica e comprometida com os princípios do SUS.