A mudança do clima já é uma realidade no Brasil. Secas, enchentes, ondas de calor e outros eventos extremos afetam cidades, comunidades, ecossistemas e a vida de milhões de pessoas em todo o país. Esses impactos atingem de forma desigual a população, tornando ainda mais urgente a construção de soluções que protejam quem mais precisa.
O Plano Clima Adaptação orienta as ações do Governo Federal para reduzir vulnerabilidades, fortalecer a resiliência do país e preparar a sociedade brasileira para os riscos climáticos atuais e futuros. Com base na ciência, na participação social e na cooperação entre União, estados e municípios, o Plano transforma conhecimento em políticas públicas concretas.
Adaptar-se à mudança do clima é proteger vidas, garantir segurança alimentar e hídrica, preservar os ecossistemas e promover um desenvolvimento mais justo e sustentável. O Plano Clima Adaptação é o caminho do Brasil para enfrentar a emergência climática com responsabilidade, inclusão e visão de futuro.
Conheça o Plano
Reduzir a vulnerabilidade aos impactos da mudança do clima é o principal objetivo do Plano Clima na área de adaptação, com diretrizes setoriais e orientações para os estados e municípios. Ele foi elaborado a partir diálogo entre o governo federal, estados, municípios, setor privado e sociedade civil, além de oficinas, seminários e webinários, garantindo o uso da melhor ciência disponível e uma ampla participação social.
O Plano Clima Adaptação é composto pela Estratégia Nacional de Adaptação e por 16 Planos Setoriais e Temáticos, que contam com objetivos, metas, ações, indicadores e meios de implementação com horizonte temporal até 2035.