Com o propósito de reduzir a vulnerabilidade aos impactos climáticos e promover a capacidade adaptativa no território nacional, o Departamento de Políticas para Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima – DPAR atua na formulação e implementação das políticas nacionais de adaptação, de maneira multissetorial e multinível, assessorando e promovendo o engajamento de diferentes atores.
Em trabalho integrado aos ministérios e ao governo federal, o Departamento coordena a elaboração, a implementação, o monitoramento, a avaliação e as revisões periódicas do Plano Clima Adaptação, instrumento que consolida a política climática nacional até 2035, com mais de 720 ações distribuídas em 16 setores e temas.
Na estruturação do diálogo federativo frente à crise climática, busca-se uma ação coordenada entre a União, os estados, os municípios, o setor privado e a sociedade civil. O Departamento lidera a iniciativa AdaptaCidades, no âmbito do programa Cidades Verdes Resilientes, para fortalecer as capacidades institucionais e subsidiar tecnicamente o desenvolvimento de estratégias e de instrumentos de adaptação, com o propósito de que todos os entes da Federação possam apresentar medidas concretas para lidar com os efeitos da mudança do clima, com acesso a fontes de financiamento e a outros meios de implementação.
Além de acompanhar as negociações e acordos internacionais relacionados com o tema da adaptação à mudança do clima, o DPAR tem ainda o papel de representar o MMA em colegiados e fóruns estratégicos.
Em todos esses espaços, o Departamento de Políticas para Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima orienta e promove ações que visem à adaptação de sistemas humanos e naturais, à luz do desenvolvimento sustentável. A agenda do DPAR tem como eixo norteador a justiça climática, sob o entendimento de que as populações vulnerabilizadas são as mais afetadas, de que é necessário reduzir as desigualdades sociais, de gênero e de raça, e de que se deve promover a equidade, a inclusão social e a cidadania climática, tendo o governo e a sociedade conscientes e engajados diante de um clima em mudança.