30ª Conferência do Clima da ONU (COP30)
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) acontece pela primeira vez na Amazônia, um enclave estratégico para deter o aquecimento global. Belém (PA) será sede da 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30) entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.
O Brasil assume a liderança na mobilização por compromissos e ações concretas frente à emergência climática. Por isso, o evento é chamado de COP da Implementação, uma oportunidade de avançar na transição energética de forma justa e planejada, transformando compromissos em resultados.
É hora de converter discussão em ação, proteger vidas, garantir justiça social e ambiental e preservar nossas florestas. Assim, a COP30 contará com ampla participação da sociedade, incluindo povos indígenas e comunidades tradicionais, reforçando a importância da justiça climática e da valorização dos saberes originários.
Os pavilhões reunirão a comunidade brasileira e internacional em diálogos sobre o enfrentamento à mudança do clima, os 30 objetivos estratégicos da Agenda de Ação, as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) e o Plano Clima.
Na Zona Azul, as discussões estarão voltadas à implementação da NDC do Brasil no âmbito do Acordo de Paris, em um contexto de cooperação internacional.
Já na Zona Verde, o foco será em temas relevantes para a sociedade brasileira, com destaque para a implementação do Plano Clima, que orientará as ações do país no enfrentamento à crise climática até 2035.
Confira a programação completa dos pavilhões e participe dos debates sobre o futuro climático do Brasil.