Portal da Educação Ambiental
A Educação Ambiental constitui um campo estratégico para a formação crítica e participativa diante dos desafios socioambientais contemporâneos. Sua finalidade é promover a compreensão das interdependências entre sociedade, natureza e tecnologia, incentivando práticas responsáveis que contribuam para a sustentabilidade e para a melhoria da qualidade de vida. Essa perspectiva está em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental, que reconhece a Educação Ambiental como um componente essencial e permanente da educação brasileira.
As ações de Educação Ambiental abrangem processos formativos contínuos que articulam conhecimento científico, saberes tradicionais e metodologias participativas. Essa abordagem possibilita a construção coletiva de soluções para problemas ambientais, estimulando o engajamento de diferentes públicos como estudantes, educadores, gestores públicos, comunidades e organizações sociais.
A Educação Ambiental nacional reafirma seu papel essencial na construção de uma sociedade mais justa, resiliente e comprometida com o equilíbrio ecológico. Ao incentivar a participação coletiva e o pensamento crítico, contribui para a consolidação de uma cultura de sustentabilidade orientada pela responsabilidade pública, pelo cuidado compartilhado e pelo compromisso com as gerações presentes e futuras.
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Política Nacional de Meio Ambiente
Os programas, materiais e eventos desenvolvidos no âmbito do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania, órgão gestor da PNEA, baseiam-se em princípios de ética, diversidade, inclusão e justiça socioambiental. Esses princípios orientam iniciativas que favorecem a reflexão crítica, o desenvolvimento da responsabilidade socioambiental e o uso sustentável dos recursos naturais, contribuindo para o fortalecimento da cidadania ambiental em consonância com as linhas de atuação do ProNEA (Programa Nacional de Educação Ambiental).
Processos Formativos
As ações de Educação Ambiental abrangem processos formativos contínuos que articulam conhecimento científico, saberes tradicionais e metodologias participativas. Essa abordagem possibilita a construção coletiva de soluções para problemas ambientais, estimulando o engajamento de diferentes públicos como estudantes, educadores, gestores públicos, comunidades e organizações sociais.