Articulação e Enraizamento
O “Enraizamento da Educação Ambiental” é uma ação do Órgão Gestor, pautada pelas diretrizes da PNEA e do ProNEA, que consiste no diálogo contínuo e permanente com os atores e instituições sociais já envolvidos e com potencial de envolvimento futuro com a educação ambiental em todas as unidades federativas. Representa uma forma do poder público executivo federal estar em contato com os Estados e Distrito Federal, tendo em vista a descentralização da educação ambiental. Tem como objetivo central, potencializar a educação ambiental em todos os cantos do país.
Assim, pode-se considerar que a palavra-chave que define esta ação é a articulação. Articulação institucional que viabilize o estabelecimento de parcerias, que permita a realização de ações integradas, na perspectiva da educação ambiental contínua, permanente e junto à totalidade dos(as) habitantes de cada base territorial.
Portanto, trata-se de uma ação dialógica e processual, não pontual, que pode ser abordada sob duas dimensões: (a) setorial (envolvendo órgãos integrantes do SISNAMA, instituições educacionais públicas e privadas dos sistemas de ensino, universidades, órgãos públicos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, empresas, sindicatos, entidades de classe, organizações não-governamentais, pastorais, movimentos sociais, meios de comunicação, conselhos, Coletivos Educadores, Coletivos Jovens, assembléias legislativas, e demais segmentos da sociedade); e (b) espacial (articulando municípios, bacias hidrográficas, biomas, regiões, estados, bairros, entre outros).