Biodiversidade e Biomas
Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade – EPANB 2025–2030
Ano: 2025
A Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade – EPANB 2025–2030 representa um marco fundamental para o Brasil no enfrentamento da dupla crise da perda de biodiversidade e da mudança do clima e na construção de um futuro mais justo, sustentável e resiliente. Sua elaboração foi resultado de um amplo processo participativo, iniciado em 2023, que mobilizou representantes dos governos federal, estadual e municipal, da sociedade civil, da academia, dos povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, agricultores familiares, setor empresarial e demais segmentos sociais comprometidos com a conservação da natureza e o uso sustentável dos recursos naturais.
Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade - EPANB 2025-2030: Sumário Executivo
Ano: 2025
Este sumário executivo serve como um guia essencial para a Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPANB), o principal instrumento do Brasil para implementar a agenda da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Como signatário da CDB e com a liderança do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Brasil se compromete com a conservação, a recuperação e o uso sustentável da vasta variabilidade de organismos vivos — que abrange a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.
Tecendo Paisagens Sustentáveis: regularização ambiental e políticas de recuperação da vegetação amazônica
Ano: 2025
Esta publicação marca o início da série “Tecendo Paisagens Sustentáveis”, criada no âmbito do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil) para dar visibilidade aos principais eixos de atuação e resultados da iniciativa. Neste primeiro volume, o foco está na Regularização Ambiental e nas Políticas de Recuperação da Vegetação Nativa na Amazônia.
Weaving Sustainable Landscapes: environmental regularization and native vegetation restoration policies
Ano: 2025
This publication marks the beginning of the series “Weaving Sustainable Landscapes,” created under the Amazon Sustainable Landscapes Project (ASL Brazil) to give visibility to the initiative’s main areas of action and achievements.
Contribuições e avanços do MMA para o cumprimento das Metas de Kunming-Montreal
Ano: 2025
O Marco Global da Biodiversidade de Kunming-Montreal foi ratificado pelo Brasil em 2022, e a partir daí assumimos como responsabilidade sua plena implementação. O Brasil, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), vem conduzindo um processo de participação, escutas, negociações e estabelecimento de compromissos com ações concretas para dar maior concretude aos compromissos assumidos no Marco da Biodiversidade. Este trabalho se traduzirá na atualização da Estratégia e Planos de Ação Nacionais para a conservação, uso sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade brasileira — EPANB.
Contribuições e avanços do MMA para o cumprimento das Metas de Kunming-Montreal - versão em inglês
Ano: 2025
O Marco Global da Biodiversidade de Kunming-Montreal foi ratificado pelo Brasil em 2022, e a partir daí assumimos como responsabilidade sua plena implementação. O Brasil, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), vem conduzindo um processo de participação, escutas, negociações e estabelecimento de compromissos com ações concretas para dar maior concretude aos compromissos assumidos no Marco da Biodiversidade. Este trabalho se traduzirá na atualização da Estratégia e Planos de Ação Nacionais para a conservação, uso sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade brasileira — EPANB.
Estudo sobre a Sustentabilidade Financeira dos Planos de Ação para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção
Ano: 2024
Este estudo visa contribuir com o grande desafio da sustentabilidade financeira dos Planos de Ação Territoriais para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PATs), fornecendo orientações técnicas e recomendações, apresentando estimativas de recursos necessários, potenciais fontes de financiamento, além de mecanismos que auxiliem na captação e gestão de recursos.
Curso de Ecologia de Paisagens e Modelagem de Corredores Ecológicos - Material de apoio
Ano: 2024
Este material de apoio contém os slides das aulas teóricas do curso e o material para replicar as atividades das aulas práticas (base de dados, tutoriais e scripts para uso no software R). As aulas práticas utilizam conhecimentos e ferramentas de geoprocessamento e devem ser feitas em um computador, seguindo as instruções disponibilizadas. Antes de começar, leia as informações constantes nos arquivos Intro_Aulas_Praticas.pptx e Como_Acompanhar_O_Curso.html.
Linhada de resultados e lições aprendidas - Fortalecimento comunitário na região do sul da Bahia no Projeto GEF Mar
Ano: 2024
A cartilha apresenta uma síntese dos principais resultados alcançados por cada projeto, demonstrando o impacto positivo das ações que projetos locais possibilitam e inspirando esforços semelhantes. Os resultados incluem melhorias ambientais alcançadas junto com avanços sociais, o fortalecimento da cultura e da identidade, bem como, o aumento da qualidade de vida das comunidades locais.
Conectividade em Foco - Paisagens, Planejamento de Corredores Ecológicos e Trilhas de Longo Curso
Ano: 2024
Esta apostila compila os conteúdos e discussões apresentados ao longo do Curso de Ecologia de Paisagens e Modelagem de Corredores Ecológicos, realizado em 2023, no âmbito do projeto Estratégia Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (Pró-Espécies), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), tendo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) como coordenador, o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) como agência implementadora e o WWF-Brasil como agência executora.
Curso de Ecologia de Paisagens e Modelagem de Corredores Ecológicos
Ano: 2024
Curso composto de 20 videoaulas.
Módulo 1 - Ecologia de paisagens | Módulo 2 - Fragmentação e conectividade | Módulo 3 - Paisagens fragmentadas e a biodiversidade | Módulo 4 - Paisagens fragmentadas e o ser humano Módulo 5 - Manejo de paisagens fragmentadas
Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa - Sumário Executivo (Versão em Português)
Ano: 2024
O Planaveg mantém o objetivo de ampliar e fortalecer políticas públicas, incentivos financeiros, mercados, tecnologias de recuperação e boas práticas agropecuárias, entre outras ações necessárias para a recuperação da vegetação nativa, especialmente em Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal (RL) e de Uso Restrito (AUR). Esta versão, no entanto, inclui a recuperação da vegetação nativa em áreas degradadas em Unidades de Conservação, Terras Indígenas e outros territórios coletivos.
Marco Legal da Fauna Silvestre do Brasil
Ano: 2024
A publicação aborda a introdução ao Direito Animal no Brasil, a organização sistemática e crítica das fontes normativas. "Marco Legal da Fauna Silvestre do Brasil" traz um exame detalhado do estado da arte normativa no Brasil e aponta para a necessidade da construção de novos conceitos e entendimentos que abriguem de maneira adequada a proteção e os direitos animais, ajudando o leitor a compreender as diferenças no tratamento normativo dado aos animais.
Manual de alerta, detecção precoce e resposta rápida de espécies exóticas invasoras para o ambiente terrestre no Brasil
Ano: 2024
Neste documento apresentamos o manual de orientação para o uso do Protocolo de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida, com vistas à implementação de ações práticas de erradicação e controle de EEIs em ambientes terrestres. O Protocolo se fundamenta no modelo do Protocolo Geral, porém este manual inclui informações mais detalhadas sobre diversos aspectos do Protocolo, com o intuito de facilitar sua aplicação prática.
Manual de alerta, detecção precoce e resposta rápida de espécies exóticas invasoras para o ambiente dulcícola no Brasil, incluindo protocolo específico
Ano: 2024
Neste documento apresentamos o manual de orientação para o uso do Protocolo de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida, com vistas à implementação de ações práticas de erradicação e controle de EEI em ambientes dulcícolas. O Protocolo se fundamenta no modelo do Protocolo Geral, porém este manual contém informações mais detalhadas sobre diversos aspectos do Protocolo, com o intuito de facilitar sua aplicação prática.
Manual de alerta, detecção precoce e resposta rápida de espécies exóticas invasoras para o ambiente marinho no Brasil
Ano: 2024
Neste documento apresentamos o manual de orientação para o uso do Protocolo de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida, com vistas à implementação de ações práticas de erradicação e controle de EEIs em ambientes marinhos. O Protocolo se fundamenta no modelo do Protocolo Geral. Este manual contém informações mais detalhadas sobre diversos aspectos do Protocolo, com o intuito de facilitar sua aplicação prática.
Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs-PBH - Projetos Demonstrativos de Melhor Contenção de HCFC-22 em Supermercados Tecnologia Alternativa: Sistema Subcrítico com CO2 Supermercado Angeloni Balneário Camboriú (SC)
Ano: 2020
Nesta publicação apresentam-se os resultados do Terceiro Projeto Demonstrativo de Melhor Contenção de HCFC-22 em Supermercados, realizado no período entre setembro de 2015 e novembro de 2017 no supermercado Angeloni, localizado na cidade de Balneário Camboriú (SC). Trata-se de um estudo de caso, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e implementado pela agência bilateral Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que faz parte das diversas iniciativas do País para atender ao Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio (SDOs) e para promover a redução dos vazamentos de fluidos frigoríficos, por meio da aplicação das boas práticas durante os serviços de instalação, reparo, manutenção e operação de equipamentos de refrigeração e ar condicionado.
PROGRAMA BRASILEIRO DE ELIMINAÇÃO DOS HCFCs - PBH • Relatório com Informações sobre Tecnologias/Equipamentos de Baixo GWP para Ar Condicionado Residencial • Síntese dos Relatórios do UNEP-TEAP e outras Instituições envolvidas na Implementação de Alternativas aos HCFCs e HFCs de Alto GWP
Ano: 2020
O Brasil, como parte dos compromissos assumidos junto ao Protocolo de Montreal, desenvolveu e está implementando o Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), envolvendo a substituição do HCFC-22 na produção de equipamentos de ar condicionado, entre outros setores. Isto está ocorrendo em um momento em que o Protocolo de Montreal aprovou uma nova medida impondo controles sobre o uso de HFCs, a Emenda de Kigali.
BOLETIM - Workshop • Fluídos Frigoríficos Alternativos para Equipamentos de Refrigeração Comercial (HIDROFLUOREFINA)
Ano: 2019
Este documento foi elaborado pela equipe técnica do Projeto de Refrigeração e Ar Condicionado, PROJETO RAC, no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) – Etapa 2, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e executado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial.
BOLETIM - Workshop • Fluídos Frigoríficos Alternativos para Equipamentos de Refrigeração Comercial (DIÓXIDO DE CARBONO)
Ano: 2019
Este documento foi elaborado pela equipe técnica do Projeto de Refrigeração e Ar Condicionado, PROJETO RAC, no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) – Etapa 2, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e executado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial.
BOLETIM - Workshop • Fluídos Frigoríficos Alternativos para Equipamentos de Refrigeração Comercial (PROPANO)
Ano: 2019
Este documento foi elaborado pela equipe técnica do Projeto de Refrigeração e Ar Condicionado, PROJETO RAC, no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) – Etapa 2, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e executado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial.
Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs-PBH - Projetos Demonstrativos de Melhor Contenção de HCFC-22 em Supermercados Loja Hortifruti do Campo Apinajés São Paulo (SP)
Ano: 2019
Nesta publicação apresentam-se os resultados do Segundo Projeto Demonstrativo de Melhor Contenção de HCFC-22 em Supermercados, realizado no período de agosto de 2018 a outubro de 2018 no supermercado Hortifruti do Campo Apinajés, localizado na rua Apinajés, 104, no bairro de Perdizes, na cidade de São Paulo (SP). Trata-se de um estudo de caso, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e implementado pela agência bilateral Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que faz parte das diversas iniciativas do País para atender ao Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio (SDOs) e para promover a redução dos vazamentos de fluidos frigoríficos, por meio da aplicação das boas práticas durante os serviços de instalação, reparo, manutenção e operação de equipamentos de refrigeração e ar condicionado.
Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs-PBH - Projetos Demonstrativos de Melhor Contenção de HCFC-22 em Supermercados Loja Yamada Express Nazaré – Belém (PA)
Ano: 2019
Nesta publicação apresentam-se os resultados do Primeiro Projeto Demonstrativo de Melhor Contenção de HCFC-22 em Supermercados, realizado no período de agosto de 2015 a junho de 20181 no Supermercado Y. Yamada Express Nazaré, localizado na cidade de Belém (PA). Trata-se de um estudo de caso, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e implementado pela agência bilateral Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que faz parte das diversas iniciativas do País para atender ao Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio (SDOs) e para promover a redução dos vazamentos de fluidos frigoríficos, por meio da aplicação das boas práticas durante os serviços de instalação, reparo, manutenção e operação de equipamentos de refrigeração e ar condicionado.
Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs-PBH • FICHA TÉCNICA - Projetos Demonstrativos de Melhor Contenção de HCFC-22 em Supermercados Loja Yamada Express Nazaré – Belém (PA)
Ano: 2019
O projeto demonstrativo de contenção de vazamentos de HCFCs no supermercado Yamada Express Nazaré, em Belém (PA), teve como objetivo realizar melhorias técnicas e procedimentos de manutenção e operação que contribuem para diminuição ou eliminação dos vazamentos de HCFC-22, com o propósito de reduzir ou eliminar perdas econômicas e ambientais.
Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs-PBH • FICHA TÉCNICA - Projetos Demonstrativos de Melhor Contenção de HCFC-22 em Supermercados Loja Hortifruti do Campo Apinajés - São Paulo (SP)
Ano: 2019
O projeto demonstrativo de contenção de vazamentos de HCFCs no supermercado Hortifruti do Campo Apinajés, em São Paulo (SP), teve como objetivo realizar melhorias técnicas e procedimentos de manutenção e operação que contribuem para diminuição ou eliminação dos vazamentos de HCFC-22, com o propósito de reduzir ou eliminar perdas econômicas e ambientais.
Biodiversidade Brasileira Sabores e Aromas
Ano: 2019
Com esta obra queremos promover o prazer da alimentação a partir do resgate das espécies da flora nativa e dos elos culturais perdidos. As 335 receitas, utilizando como ingredientes espécies das diferentes regiões brasileiras, aproximam e misturam as tradições com a criatividade contemporânea. Essa diversificação contribui para uma alimentação mais nutritiva, prazerosa e sustentável.
Roteiro para Criação de Unidades de Conservação Municipais - 2ª edição
Ano: 2019
A segunda edição do Roteiro de Criação de Unidades de Conservação Municipais foi elaborada no contexto do projeto “Áreas protegidas e outras medidas de conservação baseadas em áreas em nível dos governos locais”, resultado da articulação bilateral entre os governos do Brasil e Alemanha no âmbito da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI) do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha. O projeto “Áreas protegidas e outras medidas de conservação baseadas em áreas em nível dos governos locais” envolve diretamente o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e os parceiros de implementação Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência executiva da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs-PBH - Treinamento e Capacitação para Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split
Ano: 2019
O governo brasileiro coordenou a elaboração do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), contando com a participação de entidades representativas dos setores privado e governamental. O cronograma de eliminação do consumo de HCFCs foi dividido em etapas. A etapa 1 do PBH, que ocorreu no período de 2013 a 2015, eliminou 32,36% do consumo de HCFC-141b e 6,51% do consumo de HCFC-22, perfazendo a eliminação total de 16,6% do consumo de HCFCs. A etapa 2, aprovada em novembro de 2015, tem como finalidade a eliminação de 90,03% do consumo de HCFC-141b até 2020 e de 27,10% do consumo de HCFC-22 até 2021. Uma terceira etapa está prevista para eliminação do consumo residual de HCFCs no período entre 2022 a 2040.
Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs-PBH - Treinamento e Capacitação para Boas Práticas em Sistemas de Refrigeração Comercial
Ano: 2019
O governo brasileiro coordenou a elaboração do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), contando com a participação de entidades representativas dos setores privado e governamental. O cronograma de eliminação do consumo de HCFCs foi dividido em etapas. A Etapa 1 do PBH, que ocorreu no período de 2013 a 2015, eliminou 32,36% do consumo de HCFC-141b e 6,51% do consumo de HCFC-22, perfazendo a eliminação total de 16,6% do consumo de HCFCs. A Etapa 2, aprovada em novembro de 2015, tem como finalidade a eliminação de 90,03% do consumo de HCFC-141b até 2020 e de 27,10% do consumo de HCFC-22 até 2021. Uma terceira etapa está prevista para eliminação do consumo residual de HCFCs no período entre 2022 a 2040.
BABAÇU - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pen - sado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
ANDIROBA - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do extrativista
Ano: 2018
Este Caderno foi feito para você que trabalha no manejo extrativista da andiroba. Você sabia que é possível melhorar a sua produção extrativista e, com isso, trazer mais benefícios para sua família e comunidade? Então, neste Caderno você encontra informações sobre a andiroba e as boas práticas de seu manejo, as quais ajudarão você a planejar e a organizar as várias etapas da sua atividade na forma de um Projeto Extrativista Sustentável.
ANDIROBA - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pen - sado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
BARBATIMÃO - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do extrativista
Ano: 2018
Este Caderno foi feito para você que trabalha no manejo extrativista do barbatimão. Você sabia que é possível melhorar a sua produção extrativista e, com isso, trazer mais benefícios para sua família e comunidade? Então, neste Caderno você encontra informações sobre o barbatimão e as boas práticas de seu manejo, as quais ajudarão você a planejar e a organizar as várias etapas da sua atividade na forma de um Projeto Extrativista Sustentável.
BARBATIMÃO - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
PEQUI - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
COPAÍBA - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do extrativista
Ano: 2018
Este Caderno foi feito para você que trabalha no manejo extrativista da copaíba. Você sabia que é possível melhorar a sua produção extrativista e, com isso, trazer mais benefícios para sua família e comunidade? Então, neste Caderno você encontra informações sobre a copaíba e as boas práticas de seu manejo, as quais ajudarão você a planejar e a organizar as várias etapas da sua atividade na forma de um Projeto Extrativista Sustentável.
BARU - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
BURITI - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
ERVA-MATE - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do extrativista
Ano: 2018
Este Caderno foi feito para você, que trabalha no manejo extrativista da erva-mate. Você sabia que é possível melhorar a sua produção extrativista e, com isso, trazer mais benefícios para sua família e comunidade? Então, neste Caderno você encontra informações sobre a erva-mate e as boas práticas de seu manejo, as quais ajudarão você a planejar e a organizar as várias etapas da sua atividade na forma de um Projeto Extrativista Sustentável.
CAJUZINHO-DO-CERRADO - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
UMBU - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
ESPINHEIRA-SANTA - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do extrativista
Ano: 2018
Este Caderno foi feito para você que trabalha no manejo extrativista da espinheira-santa. Você sabia que é possível melhorar a sua produção extrativista e, com isso, trazer mais benefícios para sua família e comunidade? Então, neste Caderno você encontra informações sobre a espinheira-santa e as boas práticas de seu manejo, as quais ajudarão você a planejar e a organizar as várias etapas da sua atividade na forma de um Projeto Extrativista Sustentável.
CARNAÚBA - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
AÇAÍ - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
MANGABA - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do extrativista
Ano: 2018
Este Caderno foi feito para você que trabalha no manejo extrativista da mangaba. Você sabia que é possível melhorar a sua produção extrativista e, com isso, trazer mais benefícios para sua família e comunidade? Então, neste Caderno você encontra informações sobre a mangaba e as boas práticas de seu manejo, as quais ajudarão você a planejar e a organizar as várias etapas da sua atividade na forma de um Projeto Extrativista Sustentável.
CAROÁ - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
CASTANHA-DO-BRASIL - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
MURUMURU - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do extrativista
Ano: 2018
Este Caderno foi feito para você que trabalha no manejo extrativista do murumuru. Você sabia que é possível melhorar a sua produção extrativista e, com isso, trazer mais benefícios para sua família e comunidade? Então, neste Caderno você encontra informações sobre o murumuru e as boas práticas de seu manejo, as quais ajudarão você a planejar e a organizar as várias etapas da sua atividade na forma de um Projeto Extrativista Sustentável.
ESPINHEIRA-SANTA - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
ERVA-MATE - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
PIAÇABA - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do extrativista
Ano: 2018
Este Caderno foi feito para você que trabalha no manejo extrativista da piaçaba. Você sabia que é possível melhorar a sua produção extrativista e, com isso, trazer mais benefícios para sua família e comunidade? Então, neste Caderno você encontra informações sobre a piaçaba e as boas práticas de seu manejo, as quais ajudarão você a planejar e a organizar as várias etapas da sua atividade na forma de um Projeto Extrativista Sustentável.
MANGABA - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
COPAÍBA - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
PRACAXI - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do extrativista
Ano: 2018
Este Caderno foi feito para você que trabalha no manejo extrativista da pracaxi. Você sabia que é possível melhorar a sua produção extrativista e, com isso, trazer mais benefícios para sua família e comunidade? Então, neste Caderno você encontra informações sobre a pracaxi e as boas práticas de seu manejo, as quais ajudarão você a planejar e a organizar as várias etapas da sua atividade na forma de um Projeto Extrativista Sustentável.
MURUMURU - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.
LICURI - Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico • Caderno do agente de assistência técnica e extensão rural
Ano: 2018
Este Caderno Técnico faz parte da coleção “Boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico”, dedicada a produtos florestais não madeireiros de espécies da flora do Cerrado, da Caatinga, da Amazônia e da Mata Atlântica. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este Caderno foi pensado para você, técnico(a) ou educador(a), que vai atuar na assistência técnica e extensão rural, para a disseminação das boas práticas a serem adotadas no manejo comunitário e familiar. Ele deve ser usado por você como material de apoio na capacitação de produtores(as) extrativistas em todo o território nacional. Como fonte de consulta, este Caderno também pode ser adotado por professores, pesquisadores, estudantes, empresários e outros trabalhadores do campo, das florestas e das águas.