Grupos Técnicos (GTs)
Os Grupos Técnicos (GTs) são espaços temporários criados para analisar temas específicos da agenda climática nacional, desenvolver propostas e fornecer subsídios técnicos às decisões do SUBEX e do Pleno de Ministros do CIM. Eles têm um papel fundamental na elaboração de propostas e no aprofundamento técnico, por meio da mobilização dos ministérios responsáveis e apoio acadêmico e científico.
Como funcionam os GTs?
Cada GT é instituído pelo Subcomitê-Executivo (SUBEX) mas podem ser propostos por qualquer membro do CIM, desde que acompanhados de justificativa. É importante ter definição clara: do objetivo específico, o produto a ser entregue, prazo de funcionamento e indicação da coordenação. Ao final de suas atividades, o grupo é encerrado. A composição é formada por representantes dos ministérios membros do CIM e pode contar com especialistas convidados, sem direito a voto.
As reuniões são convocadas pelos coordenadores com pelo menos cinco dias de antecedência e exigem quórum de maioria absoluta para serem realizadas. As deliberações são aprovadas por maioria simples dos presentes. A composição de cada grupo técnico será publicada no site oficial do CIM.