GT Adaptação
O Grupo Técnico de Adaptação foi criado pela Resolução nº 3, de 14 de setembro de 2023, do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM). Seu principal objetivo é elaborar a Estratégia Nacional de Adaptação às Mudanças do Clima, os Planos Setoriais de Adaptação e consolidar esses documentos no Plano Nacional de Adaptação.
A coordenação do grupo é feita em conjunto pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A composição do grupo inclui um representante titular e um suplente de cada ministério que faz parte do CIM, além da criação de subgrupos específicos para tratar dos planos setoriais. O grupo também pode contar com convidados, como especialistas e representantes de outros órgãos, que participam das discussões sem direito a voto.
O funcionamento do Grupo Técnico de Adaptação promove o trabalho conjunto entre os ministérios, o uso de conhecimento técnico e o alinhamento com os compromissos nacionais e internacionais para enfrentar os impactos das mudanças do clima através do desenvolvimento de políticas públicas que aumentem a resiliência das populações e dos ecossistemas diante dos desafios climáticos.
A adaptação às mudanças climáticas é essencial para reduzir riscos, prejuízos e vulnerabilidades da sociedade e do meio ambiente diante dos impactos do aquecimento global. No Brasil, esse processo está sistematizado na Estratégia Nacional de Adaptação (ENA) e nos Planos Setoriais de Adaptação, que fazem parte do Plano Nacional sobre Mudança do Clima – Plano Clima. A ENA e os planos setoriais orientam ações integradas e setoriais em áreas como saúde, infraestrutura, agricultura e biodiversidade, por exemplo. Esses instrumentos promovem a resiliência por meio do fortalecimento de capacidades locais, da inclusão social e da gestão participativa, alinhando o desenvolvimento sustentável à preparação para os cenários climáticos presentes e futuros.