Como Funciona
Por meio do Sisu, estudantes que fizeram o Enem podem concorrer a vagas em universidades públicas e institutos federais. A classificação é definida com base na média das notas obtidas no Enem, observando o número de vagas disponíveis para cada curso e a modalidade de concorrência.
O processo também leva em conta as opções de inscrição e o perfil social e econômico dos candidatos, conforme as disposições da Lei de Cotas.
Inscrições
A inscrição no Sisu é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pela internet, no site Acesso Único. As inscrições para o processo seletivo são abertas logo após a divulgação dos resultados do Enem, conforme edital que rege cada edição. - Para se inscrever, é necessário possuir uma conta ativa no gov.br.
Ao efetuar o login, o sistema recupera automaticamente as notas obtidas pelo candidato na edição mais recente do Enem , que é aquela ocorrida imediatamente anterior ao processo seletivo do Sisu.
No momento da inscrição, o candidato deve responder aos questionários de Perfil Social e de Perfil Econômico, utilizados para a aplicação da Lei de Cotas, e selecionar até duas opções de curso entre as ofertadas no processo seletivo. As opções de curso podem ser alteradas a qualquer momento, durante todo o período de inscrições. Será considerado válido apenas o último registro que constar no sistema para cada opção de curso do candidato, até o horário final do último dia do prazo de inscrições.
Caso não seja selecionado em nenhuma das opções de curso indicadas, o candidato ainda pode disputar as vagas eventualmente não preenchidas por meio da lista de espera, desde que manifeste interesse em participar dessa última etapa dentro do prazo estabelecido em edital.
As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas conforme definido pela Lei de Cotas e pelas políticas e ações afirmativas adotadas por instituições públicas de ensino superior (IES).
Documentação necessária
Documentação básica
- Documento original com foto;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Certificado de conclusão do Ensino Médio;
- Certificado de conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente, registrado no órgão competente (original e uma fotocópia), acompanhado do respectivo histórico escolar (original e uma fotocópia) ou, caso não possua o certificado, declaração de conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente (original), acompanhado do respectivo histórico escolar (original e uma fotocópia) ou certificado de conclusão do Ensino Médio por meio da certificação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino (original e uma fotocópia). O candidato que tenha estudado em escola extinta e não possua Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente e histórico escolar, devidamente registrado, deverá apresentar para a Matrícula documento expedido pelo Acervo de Escolas Extintas que comprove a conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente (original e fotocópia);
- Histórico escolar;
- Título de eleitor (quando maior de 18 anos);
- Comprovante de reservista do Exército (quando homem);
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante de residência.
Documentação para quem pode ser beneficiado pela Lei de Cotas:
- Comprovante de renda familiar;
- Comprovante de estudo integral do Ensino Médio em escola pública.
Se o candidato menor de 18 anos não puder realizar a matrícula pessoalmente, seu representante legal (pai, mãe ou outro responsável) poderá fazê-lo, exceto nos casos de candidatos aprovados pela reserva de vagas como PPIQ (pretos, pardos, indígenas e quilombolas) ou PCD (pessoas com deficiência).
Nesses casos, o representante deve apresentar documento de identificação original, acompanhado de comprovação legal da representação.
O candidato tem de verificar previamente, junto à instituição de ensino, a lista completa de documentos exigidos para a efetivação da matrícula. Essa informação estará disponível no momento da inscrição, mas para evitar pendências, é recomendável que o candidato confirme diretamente com a instituição para a qual se inscreveu, com antecedência, toda a documentação que será exigida.