Linha do Tempo
Atualizado em
10/02/2026 14h43
2025
- O PSE dá apoio financeiro extra a creches, pré-escolas e escolas em áreas rurais, indígenas, quilombolas, assentamentos, além daquelas que atendem jovens em medidas socioeducativas, escolas com mais de 50%de estudantes beneficiários do Bolsa Família e as de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os temas principais das ações apoiadas são prevenção da violência e promoção da cultura de paz, vacinação, saúde sexual e reprodutiva, alimentação saudável e saúde mental.
- O programa se fortalece com gestores municipais e com a criação de uma rede de projetos de extensão universitária sobre o PSE em pelo menos uma instituição de ensino superior pública por unidade da federação.
2024
- O PSE realiza mais de 460 mil atividades em todo o país.
- Inicia-se um processo de Fortalecimento e Atualização do Programa com os gestores estaduais.
2023
- O programa mostra grande crescimento, atendendo a 24,9 milhões de estudantes.
- Expansão dos temas de saúde abordados, passando a incluir 14 temáticas, como Prevenção à Covid-19 nas escolas e Saúde Mental.
2017
- A Portaria Interministerial nº 1.055 muda a forma de adesão ao programa, que passa a ser a cada dois anos (bienal), e definiu melhor a forma de distribuição do dinheiro.
2013
- A "Semana Saúde na Escola" teve ajuste em suas regras e incentivo financeiro, esclarecendo melhor a adesão ao programa, como as cidades receberiam o dinheiro e quais seriam as responsabilidades dos grupos de trabalho que cuidam do PSE em cada nível de governo (federal, estadual e municipal).
2012
- Criada a "Semana Saúde na Escola", um período anual de mobilização para ações de saúde nas escolas, e um incentivo financeiro para as cidades que participassem.
2011
- Criado um "Termo de Compromisso" para que as cidades receberem o dinheiro do programa em parcelas e ajuste de regras.
2010
- Definidos critérios de participação no programa e divulgação de uma lista de municípios que podiam aderir.
2008
- Liberados recursos financeiros para as cidades que aderiram ao PSE, com prioridade para municípios que já tinham equipes de Saúde da Família e bons resultados na educação (medidos pelo Ideb).
2007
- O Programa Saúde na Escola (PSE) nasce em dezembro, em iniciativa conjunta dos Ministérios da Educação e da Saúde para cuidar da saúde dos estudantes da rede pública de forma completa, não só ensinando, mas também prevenindo doenças e oferecendo apoio.