Proposta Metodológica para implementação do Curso de Mentoria de Diretores Escolares
O que é?
Com o intuito de incentivar a aprendizagem colaborativa entre os diretores escolares, propõe-se que as Secretarias de Educação, enquanto protagonistas no processo de formação continuada, definam um cronograma para que um grupo de diretores escolares realizem o curso no mesmo período, possibilitando encontros presenciais de formação ao final de cada uma das 10 salas do curso. Dessa forma, é importante que os diretores escolares se inscrevam no curso no mesmo período e o iniciem conforme o cronograma elaborado pela Secretaria de Educação.
Cada Secretaria de Educação está livre para propor e seguir o cronograma elaborado por ela e, portanto, pode optar por sugerir aos seus diretores a data de início do curso.
Etapas
Destacamos etapas importantes a serem seguidas pelas Secretarias de Educação na proposta de aprendizagem colaborativa durante a realização do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares. São elas:
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PASSO 1
A Secretaria de Educação deve elaborar a proposta de cronograma de realização do curso no AVAMEC, planejando um período para os estudos de cada sala (módulo) do curso e, também, a data de um encontro presencial ao final de cada sala (módulo). Isso fará com que os diretores escolares possam se planejar para realizar em um mesmo período os estudos do conteúdo de cada uma das salas do curso no AVAMEC e, ainda, planejar-se para participarem do encontro presencial de cada uma das 10 salas (módulos).
OBS: Sugere-se que o número máximo de diretores escolares nos encontros presenciais não seja superior a 40, devido às atividades a serem realizadas. Sendo assim, é importante que a secretaria organize “grupos” de diretores que farão o curso simultaneamente.
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PASSO 2
Reunir os diretores para apresentar a proposta de realização do Curso Autoinstrucional de Mentoria de Diretores Escolares, fornecendo as seguintes informações:
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Cronograma de início e fim do curso;
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Prazos para realização de cada sala (módulo);
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Período de matrícula no curso no AVAMEC;
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Datas previstas para os encontros presenciais;
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PASSO 3
Apresentar a proposta metodológica para implementação do Curso Autoinstrucional de Mentoria de Diretores Escolares, na qual são definidos os prazos para os estudos de cada uma das salas (módulos) do Curso, bem como as datas dos encontros presenciais, que devem ocorrer sempre após o término de cada uma das salas (módulos) do Curso, conforme fluxograma abaixo:

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PASSO 4
Orientar a inscrição dos Diretores Escolares no Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares na Plataforma AVAMEC, conforme período definido pela Secretaria de Educação. Acesse o passo-a-passo da inscrição no AVAMEC.
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PASSO 5
Após os diretores escolares iniciarem o estudo do conteúdo da Sala 1, informar a data limite para a finalização e a necessidade de realização da Atividade Avaliativa.
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PASSO 6
Realizar o Encontro presencial para debater sobre a temática da Sala 1 – “Mentoria de Diretores: escuta ativa e a cultura colaborativa”.
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PASSO 7
Após os diretores escolares iniciarem o estudo do conteúdo da Sala 2, informar a data limite para finalização do estudo e a necessidade de realização da Atividade Avaliativa.
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PASSO 8
Realizar o Encontro presencial para debater sobre a temática da Sala 1 – “Bases técnicas e teóricas na mentoria de diretores”.
ATENÇÃO!
Os próximos módulos devem seguir esse mesmo procedimento até a Sala 10.
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PASSO 9
Encontro presencial final e término do curso.
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PASSO 10
Reorganização da Secretaria de Educação para início de novo ciclo do curso e cronograma para o novo grupo de diretores escolares participantes.
Materiais Disponíveis
Com o objetivo de subsidiar as Secretarias de Educação na realização dos encontros presenciais, seguindo a proposta metodológica de realização do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares de forma colaborativa, disponibilizamos o Guia de Atividades para Encontros Presenciais.