Como Funciona
O Curso de Especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio tem como objetivo formar, em nível de pós-graduação lato sensu, as equipes gestoras das escolas públicas estaduais brasileiras que ofertam o ensino médio, especialmente diretores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as). Na hipótese de existência de vagas remanescentes, poderão ser contemplados profissionais das redes municipais que também mantenham oferta de ensino médio. A formação visa fortalecer a atuação nas unidades educacionais e nas comunidades escolares, com ênfase na melhoria contínua da qualidade da oferta educativa e dos resultados educacionais.
A formação será ofertada por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com o uso da plataforma Moodle e apoio presencial nos polos UAB. A arquitetura curricular combina momentos assíncronos, encontros síncronos virtuais e atividades presenciais, promovendo uma experiência de educação híbrida conectada e atenta às realidades locais dos cursistas.
O curso de especialização assume uma perspectiva formativa que combina:
-
a perspectiva aplicada à atuação cotidiana das equipes gestoras, com a produção de projetos coletivos e colaborativos de trabalho;
-
desenho curricular inovador e orientação metodológica por estudos de caso e aprendizagem baseada em resolução de problemas (ABP); e
-
o investimento na autonomia dos cursistas para produzir, registrar e sistematizar experiências de aprendizagem contextualizadas nos territórios conectadas aos saberes conceituais, procedimentais e atitudinais mobilizados no curso.
A adoção da modalidade EAD combinada aos elementos da Educação Híbrida garantirá a viabilidade da oferta do curso em escala nacional, ao mesmo tempo em que viabilizará que os cursistas possam experimentar maior grau de liberdade e autonomia, tomando decisões sobre a alocação do tempo e os ritmos de aprendizagem e desenvolvimento de seu processo formativo. Também possibilitará que sejam realizadas atividades presenciais, envolvendo professores, tutores e cursistas em oficinas e seminários desenvolvidos nos territórios e com a capacidade de mobilizar e integrar o tratamento de questões locais, regionais e nacionais que expressam desafios e potencialidades do Ensino Médio no Brasil.
O Curso conta com a seguinte estrutura administrativo-institucional:
01 (uma) instituição pública de ensino superior (IPES) que será responsável, junto ao MEC, pela produção do material, formação das equipes e construção da plataforma virtual Moodle nos moldes da Universidade Aberta do Brasil (UAB);
27 (vinte e sete) IPES executoras que serão responsáveis pela oferta, execução e certificação dos cursos nos territórios para as redes de ensino, sendo uma IPES por unidade federativa.
A distribuição das vagas por unidade da federação foi realizada de forma a garantir uma alocação mais efetiva e equitativa, considerando as necessidades de cobertura do público-alvo (diretores e coordenadores pedagógicos) e a lacuna de gestores escolares com especialização nos territórios. Ressalta-se que a seleção final dos polos UAB, bem como a definição do número de vagas a serem ofertadas em cada um deles, foi realizada de forma colaborativa, a partir do diálogo estabelecido entre as IPES e as secretarias de educação estaduais e distrital. Esse processo foi orientado pelo estudo conduzido pela Coordenação-Geral de Ensino Médio (COGEM/DPDI/SEB), que mapeou a demanda por formação continuada nos territórios, a partir da distribuição geográfica das escolas de ensino médio. Com base na análise da distribuição espacial das escolas e dos polos UAB, foi possível identificar as áreas de maior concentração de unidades escolares e, portanto, de maior demanda potencial por formação.