Como Funciona
Após o período de inscrição dos estudantes, as Secretarias Estaduais, Municipais ou Distrital de Educação realizaram a seleção subnacional, considerando critérios de representatividade, garantindo a diversidade e igualdade entre os estudantes. O critério foi a defesa de proposições sobre “A integração regional e as mudanças climáticas” a partir de 6 (seis) eixos temáticos: inclusão educativa; participação cidadã; direitos humanos; gênero; integração regional; e jovens e trabalho. Nessa etapa subnacional, cada unidade da federação selecionou até seis estudantes. Esses, por sua vez, foram eleitos para que os três mais votados por estado e distrito participem da etapa nacional, em Brasília.
Dos 78 79 estudantes selecionados para participar da etapa nacional, 26 foram eleitos para a etapa internacional do PJM, nos dias 11 a 15 de agosto de 2025 em Foz do Iguaçu (esta edição do PJM não contará com estudantes de Santa Catarina). Lá, esses jovens parlamentares vão aprofundar as discussões, compartilhar e debater as propostas com seus colegas argentinos, paraguaios e uruguaios e montar a Comissão de Redação que vai ajudar a construir a Declaração Final, a ser entregue ao Parlamento do Mercosul.
Durante dois anos, os integrantes das delegações nacionais exercerão o papel de parlamentares, tendo a função de ouvir os jovens estudantes dos países membros do Mercosul e abrir espaço para que, juntos, possam discutir a realidade em que se inserem e buscar meios para incidir positivamente na sua escola e comunidade, enquanto refletem sobre valores como a participação cidadã, o respeito à democracia e aos direitos humanos, a consciência social, a cultura de paz e o cuidado com o meio ambiente.