Um dos maiores avanços da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) foi consolidar uma metodologia de referência para orientar todas as políticas sob sua coordenação. Essa metodologia oferece uma visão mais precisa da qualidade da conectividade nas escolas. A partir dela, foi possível evoluir na complexidade do acompanhamento, cruzando múltiplas bases de dados e estabelecendo parâmetros mais exigentes, justamente para garantir que a conexão possa ser efetivamente usada para fins pedagógicos.
O painel apresenta os resultados do Indicador Escolas Conectadas (Inec), que combina três elementos fundamentais:
- Energia Elétrica: Infraestrutura de energia elétrica dimensionada para a conexão desejada;
- Velocidade de internet: Velocidade mínima monitorada compatível com necessidades das escolas;
- Wi-Fi: Rede de Wi-Fi estável e bem distribuído por toda a escola, que permita acessos simultâneos
Com base nesses critérios, as escolas são classificadas em níveis de 0 a 5:

Essa metodologia permite compreender não apenas se a escola tem algum tipo de conexão, mas se ela está conectada nos padrões adequados para o uso pedagógico em sala de aula, estabelecidos pela Enec, e aprovados no Comitê Executivo. O painel constitui-se, assim, em um espaço de referência para gestores, educadores e pesquisadores, apoiando o planejamento, a tomada de decisão e a execução das políticas públicas.
As informações são consolidadas com base em múltiplas fontes oficiais, como o Censo Escolar, o monitoramento da PIEC, relatórios das secretarias educacionais de monitoramento da Lei 14.172/2021, dados do MCom, MME, Anatel, BNDES, FNDE, Eacee do Medidor Educação Conectada.
Nota técnica nº 182/2025/DAGE/SEB/SEB: visa estabelecer as informações e fontes de dados que serão consideradas na metodologia de cálculo do Indicador Escolas Conectadas (Inec).
Para se aprofundar, consulte a Resolução CNE/CEB nº 2/2024 e outros normativos relacionados. Dúvidas e contribuições podem ser enviadas para enec@mec.gov.br