Chamamento Público para Jovens Facilitadores da VI CNIJMA
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) convidam jovens de todo o Brasil a se inscreverem para atuar como facilitadores na Etapa Nacional da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA)!
A CNIJMA é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e sua sexta edição terá o tema: “Vamos Transformar o Brasil com Educação Ambiental e Justiça Climática”.
Como um processo educativo e participativo, a CNIJMA visa fortalecer a cidadania ambiental nas escolas e comunidades, por meio de uma educação ambiental crítica, democrática e transformadora observando os princípios: jovem escolhe jovem, jovem educa jovem e uma geração aprende com a outra.
Quer saber mais sobre a CNIJMA? Acesse: https://www.gov.br/mec/pt-br/cnijma
Por que ser um Jovem Facilitador?
Se você é jovem e tem interesse em pautas sobre meio ambiente, construção de um futuro mais justo e sustentável, esta é a sua oportunidade de fazer a diferença! Você terá chance de:
- Atuar em um processo nacional de formação e transformação;
- Ampliar rede nacional de jovens engajados com as pautas ambientais;
- Facilitar espaços de diálogo, criação e protagonismo infantojuvenil;
- Contribuir ativamente com a construção de um futuro mais justo e sustentável.
- Dar continuidade às trajetórias juvenis na CNIJMA
Sobre o papel dos jovens facilitadores
Os jovens serão capacitados para atuar como facilitadores das oficinas, fortalecendo a atuação dos delegados(as) e promovendo a integração dos participantes. Além disso, é necessário contribuir para a salvaguarda e o bem-estar dos participantes, promovendo um ambiente seguro. Assim, os jovens facilitadores assumem um papel transformador, onde irão atuar não apenas como transmissores de conhecimento, mas criando um espaço de diálogo, participação e construção coletiva, levando adiante os princípios da educação ambiental crítica e participativa.
Quem pode se inscrever
Poderão se inscrever jovens de todo o território nacional que atendam aos seguintes critérios:
- Ter entre 18 e 30 anos completos na data da inscrição;
- Ter disponibilidade integral entre os dias 1 e 11 de outubro de 2025;
- Possuir experiência com:
- Processos participativos e atividades com o público infantojuvenil (facilitação, mediação, oficinas, rodas de conversa etc.);
- Temas relacionados à sustentabilidade socioambiental, justiça climática e educação para a diversidade.
- É desejável:
- Participar ou ter participado de Coletivos Jovens de Meio Ambiente (CJ);
- Ter experiência prévia na CNIJMA, como delegado(a) ou facilitador(a).
Inscrições
As inscrições estarão abertas até 22 de agosto de 2025, por meio de formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/JyGdhv9e9vdrh3QP8
Serão selecionados três jovens por unidade federativa, totalizando 81 facilitadores, com o objetivo de garantir a representatividade regional e a diversidade de vozes, saberes e práticas pedagógicas. Caso o número de candidatos inscritos exceda o número de vagas, poderá ser realizada uma entrevista online com os(as) finalistas.
Observações importantes:
- A participação como facilitador(a) será voluntária e os selecionados receberão certificação oficial.
- As despesas com deslocamento, traslado interno, hospedagem e alimentação serão integralmente custeadas pela organização do evento.
Vamos juntos?
A participação dos jovens facilitadores na VI CNIJMA representa uma oportunidade de valorização das trajetórias juvenis, de fortalecimento da rede nacional de jovens engajados com a educação ambiental e de contribuição para a construção de um Brasil mais justo, sustentável e democrático.