Notícias
TEMPO INTEGRAL
MEC tira dúvidas sobre seleção de experiências de educação integral
Foto: Divulgação/MEC
Na próxima segunda-feira, 26 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realizará um webinário de lançamento oficial do edital para seleção de “Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral”. O evento ocorrerá no canal do MEC no YouTube, às 15h (horário de Brasília). O objetivo da chamada pública é identificar, mapear e divulgar iniciativas de referência desenvolvidas em redes e escolas públicas de todo o país.
Durante o webinário, a equipe responsável apresentará os principais pontos do Edital nº 1/2026, com orientações sobre o acesso ao formulário de inscrição e esclarecimentos acerca das principais mudanças em relação à edição anterior.
As inscrições poderão ser feitas de 26 de janeiro a 26 de fevereiro, por meio do site Educação Integral – Experiências Inspiradoras. Poderão ser inscritas, pelas autoridades das respectivas secretarias de educação — ou por pessoas por elas designadas —, experiências de redes e escolas públicas municipais e estaduais da educação básica, contemplando todas as etapas, da creche ao ensino médio, bem como as diferentes modalidades de ensino.
O edital é realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do grupo Teia, vinculado à Faculdade de Educação da universidade. A iniciativa integra o Programa Escola em Tempo Integral, do MEC, e dá continuidade ao processo iniciado na primeira edição, realizada por meio do Edital nº 2/2025.
Tempo Integral – O programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia do MEC para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Coordenado pela SEB/MEC, o programa tem como finalidade contribuir para o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014–2024, política de Estado construída com a participação da sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB