Notícias
EDUCAÇÃO SUPERIOR
Inscrições para o Sisu terminam hoje (23)
Fotos: Divulgação/MEC
Os estudantes interessados em ingressar na educação superior pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem se inscrever na edição de 2026 até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 23 de janeiro. A inscrição é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Apenas candidatos que tenham concluído o ensino médio ou aqueles com 18 anos na data da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que atingiram os critérios para certificação podem concorrer a uma vaga no Sisu e ingressar na educação superior. Ou seja, notas de treineiros (estudantes que não terminaram o ensino médio e fazem o exame apenas para autoavaliação) não serão consideradas.
- Leia mais: Sisu 2026: Saiba como se inscrever
No período da inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso, acompanhar as notas de corte e alterar as escolhas quantas vezes desejar, sendo considerada válida a última opção registrada no sistema até o encerramento do prazo.
Assim como em 2025, esta edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Dessa forma, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo.
Vagas – Em 2026, o Sisu oferta mais de 274 mil vagas para 7,3 mil cursos disponíveis em 587 municípios. A edição é a maior da história do programa, com a participação de 136 instituições de educação superior de todo o país, ampliando o acesso à graduação pública e de qualidade.
O número de vagas de 2026 representa um crescimento de 5% em relação ao Sisu 2025, com 13 mil vagas a mais ofertadas nesta edição. Do total, 148,9 mil vagas — o que corresponde a 54,3% — são disponibilizadas por meio da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/12) e outras ações afirmativas próprias das instituições de ensino. As universidades federais ofertam 106,3 mil vagas para ações afirmativas, e os institutos federais (IFs), 23,3 mil. As universidades estaduais disponibilizam 17,3 mil oportunidades em vagas de ações afirmativas, e os centros federais de educação tecnológica (Cefets) oferecem 1,5 mil vagas.
Novidade – Além disso, há uma novidade no processo seletivo de 2026. O MEC passou a considerar, para fins de inscrição, classificação e seleção dos candidatos, os resultados das três últimas edições do Enem — 2023, 2024 e 2025. A seleção levará em conta a nota que resulte na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso escolhida pelo candidato, desde que o participante não tenha sido inscrito como treineiro.
Consulta de vagas – O Portal do Sisu disponibiliza uma ferramenta de consulta às vagas que permite pesquisar cursos por instituição, município, turno, grau acadêmico e modalidade de concorrência. A plataforma possibilita uma visualização detalhada da oferta antes da inscrição, auxiliando o candidato a comparar opções e acompanhar informações como número de vagas e notas de corte parciais durante o período de inscrições do Sisu.
Resultado – O resultado da única chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula no período indicado em edital da instituição.
Sisu – O Sistema de Seleção Unificada foi instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo vigente. A maioria das instituições participantes é da rede federal de ensino, com destaque para universidades e institutos federais.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)