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EDUCAÇÃO DIGITAL
MEC participa da abertura da 3ª Semana de Educação Midiática
Foto: Vitor Vasconcelos/Secom-PR
Para fortalecer a cidadania digital, o Governo do Brasil realiza, de 28 a 31 de outubro, a 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM), com o tema “Mobilizar uma geração para a cidadania digital”. O evento tem o objetivo de promover um grande movimento em torno da educação midiática — um conjunto de competências que permite às pessoas analisarem, produzirem e se expressarem com responsabilidade no ambiente digital. Escolas, universidades, coletivos culturais, secretarias municipais, organizações da sociedade civil e comunicadores participam do encontro, com a apresentação de ações locais em todo o país.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Na abertura, a secretária de Educação Básica do MEC, Katia Schweickardt, afirmou que foi um aprendizado para o Ministério viabilizar a conectividade nas escolas públicas brasileiras por meio da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec). A inciativa articula políticas e ações para universalizar o acesso à internet de qualidade e garantir o uso pedagógico da tecnologia em todas as escolas públicas de educação básica do país.
Segundo Schweickardt, a pasta retomou o seu papel de articuladora e fomentadora de políticas, tendo em vista que se colocou a serviço das secretarias municipais de educação, responsáveis pela execução educação básica no país. Além disso, ela destacou que o MEC trabalha para garantia dos direitos educacionais e para se adequar ao uso das novas tecnologias em prol da educação, mas com uma visão crítica, buscando o melhor desenvolvimento dos estudantes. Como exemplo, citou a restrição dos celulares nas escolas públicas.
“A gente não está apenas dizendo que não é para usar, porque esses dispositivos, inclusive em ambientes vulnerabilizados, são muito importantes, mas precisamos ter intencionalidade nas nossas ações pedagógicas e desenvolver nos ambientes educacionais o uso crítico e consciente da tecnologia”, comentou.
A secretária ainda lembrou que o Brasil é um dos países do mundo onde crianças e adolescentes são mais expostos a telas, fator que torna mais necessário e urgente o desenvolvimento de uma visão crítica dos usuários.
“Aumentaram muito nos últimos tempos os casos de cyberbullying e assédio a crianças e adolescentes. Isso se relaciona com os conteúdos aos quais eles têm acesso em ambientes virtuais. Por isso, estamos desenvolvendo muitos produtos digitais importantes, realizando jornadas formativas para professores a distância e um trabalho de apoio às redes de educação para desenvolver seus currículos de educação digital. Vamos ter pela primeira vez um livro didático de educação digital na próxima edição do PNLD Ensino Médio, além de núcleos de inovação, voltados para a educação híbrida”, listou.
Programação – A programação do primeiro dia contou com a apresentação de cases de secretarias de educação com experiências de currículos em educação digital e midiática, com a Mesa Temática 1: “Do papel à prática: currículos de educação digital e midiática em ação pelo Brasil”. Além disso, houve o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e da pesquisa TIC Educação deste ano, realizada pelo CETIC.br.
No período da tarde, ocorrem o painel “O cenário da educação digital e midiática no Brasil” e a Mesa Temática 2: “A importância da educação midiática no contexto da cidadania digital”.
Ao longo da Semana, serão realizados eventos on-line com parceiros da Secom, como Serenas, Redes Cordiais e Palavra Aberta. A programação completa e as transmissões ao vivo estarão disponíveis no site do evento.
Assessoria de Comunicação social do MEC, com informações da Secom