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DIÁLOGO
MEC participa de reunião de dirigentes da Undime
Foto: Divulgação/Undime
O Ministério da Educação (MEC) participa do 20º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, em Salvador (Bahia), que começou no domingo, 27 de julho, e se estenderá até o dia 30 desse mês. O evento, realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), tem como tema o "Plano Decenal de Educação, política de Estado para garantir o direito à educação".
Reunindo secretários municipais de ensino, prefeitos, técnicos das secretarias, gestores, educadores e convidados de todos os estados brasileiros, a reunião dialoga acerca dos desafios e das perspectivas da educação pública nos próximos 10 anos. Evento reúne mais de três mil participantes no Centro de Convenções da capital baiana.
Durante a abertura do evento, no domingo (27), a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, destacou o compromisso que se deve ter com a educação. “Quando vocês não souberem para onde ir, olhem para trás e saibam pelo menos de onde vocês estão vindo. O compromisso é com a educação”, disse.
O secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino, Gregório Grisa, também esteve presente no primeiro dia do evento. Ele participou do painel sobre o projeto de lei que institui o novo PNE, o PL nº 2.614/2024, enviado pelo Ministério da Educação ao Congresso em junho de 2024. O debate foi coordenado pelo presidente Nacional da Undime, Alessio Costa, e contou com a participação de representantes do Congresso Nacional e do Fórum Nacional de Educação (FNE).
As estratégias de enfrentamento das desigualdades educacionais à luz do PNE foram abordadas pela secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo, na segunda-feira (28). Ela destacou a importância de pensar o enfrentamento às desigualdades com ações estruturadas que façam parte de um projeto político da rede. Figueiredo também pontuou a necessidade de compreender o contexto de cada aluno como passo fundamental do processo de equidade.
"O enfrentamento da desigualdade não pode se dar do ponto de vista de ações isoladas ou fora da rede. Se a gente for pensar em desigualdades, o nosso projeto político educacional precisa ter clareza que os estudantes não partem do mesmo ponto, ou seja, você precisa considerar que, ainda que as pessoas estejam no mesmo contexto, são diferentes os pontos iniciais", concluiu.
O evento conta, ainda, com a participação do diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro do Nascimento; do diretor de Monitoramento, Avaliação e Manutenção da Educação Básica, Valdoir Pedro Wathier; da presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba; e da presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva.
A programação contempla uma série de debates sobre temas como alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental; política de avaliação e definição do padrão de desempenho após instituição do Selo Criança Alfabetizada; financiamento da educação básica pública; educação infantil; educação especial na perspectiva inclusiva; valorização dos profissionais do magistério; desafios da implementação da educação integral em tempo integral; monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação em vigência e sua prorrogação.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Undime