RESUMO
O QUE É: Sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para cursos de graduação em instituições públicas de educação superior que tenham participado de pelo menos uma das três edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizadas até o início do processo seletivo vigente, e obtido nota superior a zero na redação.
ETAPA DE ENSINO: Educação Superior.
UNIDADE RESPONSÁVEL: Secretaria de Educação Superior (Sesu).
LANÇAMENTO: 2010.
Apresentação
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma ação do Governo Federal desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) a fim de ampliar e democratizar o acesso às instituições públicas de ensino superior no país. Por meio do Sisu, os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem concorrer a vagas em universidades públicas e institutos federais que tenham aderido ao processo seletivo vigente.
As notas obtidas no Enem pelos inscritos no Sisu são as utilizadas para a classificação, de acordo com as escolhas de cursos registradas nas inscrições e o limite de vagas ofertadas para cada curso e modalidade de concorrência.
Desde 2013, para a aplicação no Sisu das exigências da Lei nº 12.711/2012 - Lei de Cotas, há reserva de vagas para cotistas, que podem disputar essas vagas ao se inscrever na modalidade “Lei de Cotas”. Para tanto, é importante observar as exigências da legislação sobre reserva de cotas e quais são os perfis social e econômico dos estudantes. Desde 2024, o Sisu adota os aprimoramentos da Lei de Cotas, conforme a Lei nº 14.945/2024.