RESUMO
O QUE É: Política que apoia a internacionalização da educação superior ao oferecer cursos de línguas estrangeiras para estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos de universidades públicas e cursos de português para estrangeiros que desejam vir ou residam no Brasil.
ETAPA DE ENSINO: Ensino Superior
UNIDADE RESPONSÁVEL: Secretaria de Educação Superior (Sesu), Coordenação-Geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior (CGAI).
PARCERIA: Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
LANÇAMENTO: 2012
ADESÃO:
APRESENTAÇÃO
Instituído como Inglês sem Fronteiras em 2012 e ampliado para Idiomas sem Fronteiras a partir de 2014, o Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) é uma política pública voltada à internacionalização da educação superior brasileira. As ações do Programa IsF foram geridas pela Sesu até 2019, quando, em parceria com a Andifes, a gestão das ações passou a ser conduzida pela equipe das IES, constituindo-se como Rede Andifes IsF.
As ações da Rede IsF tem como objetivo central desenvolver uma política linguística nacional para o ensino superior, fortalecendo a formação de professores de línguas estrangeiras e promovendo a capacitação linguística de estudantes, docentes e técnicos administrativos das Instituições de Ensino Superior (IES). Também contempla a formação de estrangeiros em língua portuguesa e o apoio à capacitação de professores da Educação Básica.
O programa oferece cursos de línguas estrangeiras – alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês para estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos de universidades públicas, além de cursos de português para estrangeiros que desejam vir ou já residam no Brasil.
A valorização da formação especializada de professores de línguas estrangeiras é central no programa, que funciona como uma residência docente, na qual os alunos de Letras são formados para atuar em sala de aula. A parte prática desta formação resulta na oferta de cursos gratuitos nos 7 idiomas para as comunidades acadêmicas e de estrangeiros.