Linha do Tempo
Atualizado em
14/11/2025 12h38
2025
- Início da nova fase de expansão do Programa EnergIFE, com o lançamento da linha de fomento Bolsa-Formação – Pronatec EnergIFE, conduzida pela Setec/MEC. A iniciativa amplia a oferta de cursos de qualificação profissional presenciais nas áreas de energias renováveis, eficiência energética e sustentabilidade, com a previsão de mais de 15 mil vagas. O processo de pactuação prioriza a diversidade regional e a equidade de gênero, garantindo mínimo de 30% das vagas para mulheres, e incentiva parcerias locais para fortalecer o impacto social e produtivo das formações. Os cursos abrangem temáticas como energia solar, eólica, biogás, biocombustíveis, mobilidade elétrica e armazenamento de energia, consolidando o papel da Rede Federal na formação de profissionais para a transição energética justa e o desenvolvimento sustentável. Com essa expansão, o EnergIFE reafirma-se como política estruturante do Ministério da Educação, integrando a agenda da economia verde, inovação tecnológica e qualificação profissional com os compromissos climáticos e de sustentabilidade do Brasil.
2024
- Ocorrrem ações do planejamento estratégico e de governança do EnergIFE na Setec (2024-2027) realizado pelo grupo técnico da Rede Federal, composto por 36 docentes, coordenado por representantes da Setec, da GIZ e conduzido por consultores ad hoc, contratados pela GIZ.
- Realização do Encontro Mineiro do EnergIFE, no IFNMG Campus Montes Claros e Janaúba e do Encontro Nacional do EnergIFE, organizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina, com apoio da Setec e da GIZ.
- Publicação do livro eletrônico Percurso de aprofundamento e integração de estudos em energias renováveis e eficiência energética e da cartilha: Metodologia para criação e atualização de cursos de percurso de aprofundamento e integração de estudos.
2023
- Ocorre a seleção de unidades de ensino dos Institutos Federais, dos Cefets e do Colégio Pedro II para ações piloto presenciais de promoção de mulheres nos cursos de energias renováveis - Iniciativa "Meninas em Ação”.
2022
- Início das tratativas de integração das ações da Sesu com a Setec. Com base nas recomendações do TCU, o Programa, que incluía apenas as instituições da Rede Federal, passa a abranger todas as Instituições Federais de Ensino, sendo denominado Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação (EnergIFE). Foi instituído por meio da Portaria MEC nº 615, de 18 de agosto de 2022, que revoga a Portaria MEC nº 941, de 11 de novembro de 2020. Essa portaria também instituiu o Conselho Consultivo do programa. Ademais, houve a mudança na sigla, que antes era EnergIF e passa a ser EnergIFE.
- Publicada, em 22 de dezembro, a Portaria Conjunta/MEC nº 01, com a designação dos membros do Conselho Consultivo do EnergIFE, com representantes da Setec, Sesu, Rede Federal e Universidades Federais.
- Lançamento do projeto "Profissionais do Futuro: Competências para a Economia Verde", uma cooperação técnica entre o MEC e a GIZ. O projeto surgiu a partir da experiência da GIZ com "o Ministério de Minas e Energia (MME), por meio do projeto Sistemas de Energia do Futuro, que, entre várias atividades, promoveu o fomento à formação de pessoas para o setor de energias renováveis entre 2016 e 2021, com o envolvimento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), além de institutos federais e universidades". O "Profissionais do Futuro" é um projeto que contribui para o Programa EnergIFE, pois visa "impulsionar a formação profissional tecnológica em energias renováveis e eficiência energética, para ampliar a geração de empregos, preferencialmente com mão de obra local". Além disso, está em conformidade com a Portaria MEC nº 615/2022, em seu artigo 5o, alínea II, em que prevê que "para a consecução das diretrizes do EnergIFE (...) deverão ser planejadas ações e metas nos seguintes eixos estratégicos: (...) II - formação profissional e tecnológica (...)".
2020
- Instituição do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Programa EnergIF), por meio da publicação da Portaria Setec/MEC nº 941, de 11 de novembro de 2020, passando, de fato, a se tornar um Programa no âmbito da Setec.
2019
- Publicação de relatório de estudo Potencial de empregos gerados na área de Eficiência Energética no Brasil de 2018 até 2030 e cartilha: Energia Solar Fotovoltaica para redução de custo em Instituições de Ensino Boas práticas dos Institutos Federais e orientações para Gestores da Rede Pública.
2017
- Início do programa com aprovação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em cooperação com a GIZ, dando origem ao Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal - Programa EnergIF.
- Criação, pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), por meio da publicação da Portaria Sesu/MEC nº 2, de 19 de janeiro de 2017, do Grupo de Trabalho para assessorar tal secretaria nos assuntos relativos ao consumo energético nas Universidades Federais, processo que já havia sido iniciado no ano anterior. Em julho do mesmo ano, os integrantes deste grupo são nomeados por meio da Portaria Sesu/MEC nº 30.
- Evolução do Comitê Temático de Formação Profissional em Energias Renováveis e Eficiência Energética, formado em 2016, para Grupos de Trabalho. Assim, tem-se a Portaria Setec/MEC nº 12, de 12 de março de 2018, que cria e regulamenta a instituição e as atividades de Grupos de Trabalho com a finalidade de subsidiar ações, programas e atividades em Energias Renováveis e Eficiência Energética pela Rede Federal. São eles: I – Biogás e Biometano; II – Energia Solar Fotovoltaica; III – Energia Eólica; IV – Eficiência Energética – Subárea Indústria; V – Eficiência Energética – Subárea Edificações; e VI – Biocombustíveis e Eletromobilidade.
- Em referência a esta Portaria, no dia 18 de julho de 2018, foram publicadas as que designaram os membros dos Grupos de Trabalho em Formação Profissional em Energias Renováveis e Eficiência Energética da Rede Federal, por áreas temáticas, sendo: Portaria Setec/MEC nº 30: Biogás e Biometano; Portaria Setec/MEC nº 31: Energia Solar Fotovoltaica; Portaria Setec/MEC nº 32: Energia Eólica; Portaria Setec/MEC nº 33: Eficiência Energética - Subárea Indústria; Portaria Setec/MEC nº 34: Eficiência Energética - Subárea Edificações, e Portaria Setec/MEC nº 35: Biocombustíveis.
- Publicação de dois conteúdos didáticos: Revista Profissionais para Energias do Futuro e Materiais didáticos para cursos na área de energia solar fotovoltaica.
2016
- Assinatura do memorando de entendimento entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, referente ao Projeto “Formação Profissional em Energias Renováveis e Eficiência Energética”, componente educacional do projeto “Profissionais para Energias do Futuro” do Ministério de Minas e Energia (MME), com o objetivo de estimular e apoiar a oferta no Brasil de Educação Profissional e Tecnológica no campo de energias renováveis e eficiência energética pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal).
- Instituição do Comitê Temático de Formação Profissional em Energias Renováveis e Eficiência Energética, composto por docentes da Rede Federal.