Contexto
Ambientes de inovação são um conjunto de componentes (ou atores), internos e externos à estas instituições com o potencial de se transformar numa extensa e intensiva infraestrutura – física e de fluxo de conhecimento explícitos e tácitos – de suporte à inovação e ao empreendedorismo, contribuindo desde a geração e compartilhamento de novos conhecimentos até a criação de novos negócios, formando um ecossistema de inovação e de empreendedorismo.
Esses ambientes têm sido reconhecidos como um elemento crítico para que haja a geração e desenvolvimento de novos empreendimentos e projetos de base tecnológica nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), em especial nas Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Ao longo do tempo, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec) tem contribuído para apoiar o desenvolvimento dos Ambientes de Inovação, por meio da Diretoria de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica (DAF/Setec/MEC). Esse apoio está materializado em uma série de ações de incentivo e fomento, com foco em instituições de educação profissional e tecnológica. Parte considerável dessas ações foi executada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), que possui experiência e pessoal qualificado nas temáticas.
Entretanto, em que pesem os esforços, é sabido, com base no resultado das ações empreendidas e de conversas com atores relevantes para a educação profissional e tecnológica, que existem lacunas que dificultam a formulação e aprimoramento de políticas públicas para difusão da Inovação do Empreendedorismo e da sustentabilidade nos Ambientes de Inovação das Redes Federal e Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica. Dentre elas:
- ausência de modelos e padrões técnicos relacionados à Inovação e ao Empreendedorismo;
- pouca articulação entre as organizações não governamentais;
- poucas parcerias dos Ambientes de Inovação com outros setores da sociedade, que promovam colaboração, técnica e/ou financeira, entre as organizações e as instituições de ensino, de forma a ampliar a capacidade inovativa e empreendedora das instituições e redes;
- incentivo à criação de ambientes de inovação, propícios à experimentação e à inovação, onde docentes, técnicos-administrativos e estudantes possam desenvolver e implementar projetos.
Assim, é importante promover tais ambientes para que haja um incremento da geração de novas empresas de base tecnológica (as chamadas spin offs) originárias das instituições da Rede Federal, aumentar as conexões e interlocuções entre as instituições e, mais importante ainda, contribuir com a produção de cartilhas, manuais e notas técnicas que direcionam o funcionamento desses Ambientes de Inovação.
O projeto Assistec Inova: Assistência Técnica para a Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade têm todas essas questões como base e tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo da Educação Profissional e Tecnológica por meio do apoio técnico às redes e às instituições de ensino.