A classificação parcial é a atualização diária e temporária das notas de corte e da posição do candidato nos cursos e modalidades de concorrência escolhidos, feita a partir do segundo dia de inscrições, antes da divulgação da classificação final. Ela representa o ranqueamento temporário das notas dos candidatos em ordem decrescente, considerando suas opções de inscrição (modalidade, curso, local, turno, instituição e grau), além do número de vagas ofertadas e do remanejamento de vagas não ocupadas (saiba mais em “Remanejamento de vagas”[IM1] ). Para isso, leva em consideração as últimas opções de curso confirmadas pelo candidato antes do fechamento do sistema, à meia-noite, e então apresenta como ele está colocado em relação aos demais inscritos na mesma opção de inscrição.
Portanto, a nota de corte e a posição temporariamente indicada do candidato são um retrato do processamento realizado a partir da meia-noite e não podem ser alteradas até o próximo processamento. A partir da análise da classificação parcial (notas de corte e posição para cada modalidade), o candidato pode alterar suas opções de curso e modalidades de concorrência quantas vezes desejar durante o período de inscrições, mas poderá visualizar a classificação parcial somente uma vez por dia, referente ao último curso escolhido antes do encerramento do dia. Portanto, escolha com atenção o curso para o qual deseja acompanhar sua classificação e posição de concorrência.
Durante esse período, o candidato pode consultar sua classificação parcial na própria página de inscrição, na área de Classificação Parcial. Nessa seção, o sistema exibe as notas de corte e a posição do candidato em cada modalidade de concorrência dos cursos para os quais se inscreveu. Essa é também uma boa oportunidade para verificar se as modalidades de concorrência selecionadas estão corretas. Caso identifique algum erro, o candidato pode corrigir as informações acessando novamente a área de dados pessoais, sociais e econômicos.
É importante saber que a classificação parcial é temporária, ou seja, não corresponde ao resultado final do processo seletivo, pois ele pode variar conforme novos candidatos se inscrevem ou modificam suas opções de curso ou de modalidade de concorrência. Ao término do período de inscrições, o Sisu divulga a classificação final da chamada regular, que representa o resultado definitivo da seleção. O candidato poderá consultá-la na tela inicial do sistema e verificar se foi selecionado em alguma de suas opções de curso.
Caso não seja selecionado em nenhuma opção de curso, o candidato poderá manifestar interesse na lista de espera imediatamente após a divulgação do resultado final. A manifestação é limitada a uma opção de curso e deve ser feita dentro do prazo estabelecido no cronograma.