Notícias
GESTÃO
Rodolfo Cabral assume como secretário executivo adjunto do MEC; Gregório Grisa é novo secretário da Sase
Foto: Ilustração
Os secretários do Ministério da Educação (MEC) foram nomeados nesta segunda-feira, 23 de junho. Ambos já estavam na gestão da pasta, mas agora assumem novos cargos. Rodolfo Cabral atuará como novo secretário executivo adjunto. Com a mudança, Gregório Grisa, que estava à frente da Secretaria Executiva Adjunta, assumirá a Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase).
O novo secretário executivo adjunto é servidor público federal da carreira de Procurador Federal da Advocacia-Geral da União (AGU), desde 2015, e atua como consultor jurídico do MEC desde 2023. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2006, Rodolfo Cabral também é mestre em Direito pela UFPE desde 2009, além de doutor em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB), com estágio doutoral no Institute of Education da University College London (IOE/UCL), concluído em 2021.
Em sua trajetória profissional, Cabral atuou como assessor jurídico do Gabinete de Transição Governamental, em 2022; e foi procurador federal na Procuradoria Federal junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeiria (Inep), no período de 2016 a 2022. Também foi assessor na Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, de 2015 a 2016.
No MEC, ele também já esteve à frente da Coordenação-Geral de Supervisão Especial na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), em 2015, depois de ter sido consultor no Gabinete da Seres de 2012 a 2014, e na Coordenação-Geral de Legislação e Normas da Educação Superior da Secretaria de Educação Superior (Sesu), entre 2010 e 2012.
Articulação intersetorial – À frente, a partir de agora, da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino, Gregório Grisa também é servidor público federal, tendo integrado a carreira docente do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) em 2017. Atuando como diretor de programa, na Secretaria Executiva, e posteriormente como secretário executivo adjunto, trabalha no MEC desde 2023.
Grisa é graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS, 2006) e já atuou como docente e formador na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e no Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE). Pós-doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2017, também é doutor e mestre em Educação pela mesma universidade (2010/2015) e doutor em Políticas Públicas pela Universidade de Aveiro, Portugal (2014).