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    • Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres)
    • Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase)
    • Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi)
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Você está aqui: Página Inicial Centrais de Conteúdo Eventos I Ciclo de Seminários Regionais Trilhas de Aprendizagem sobre Intersetorialidade na Educação
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Ciclo de Seminários Regionais Trilhas de Aprendizagem

De 05/12 até 06/12/2023
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Atualizado em 13/03/2025 13h17
Agradecemos a todos e a todas pela disponibilidade para dialogar com o Ministério da educação acerca do estado da arte da intersetorialidade nas políticas sociais e, em particular, de suas implicações para a educação brasileira. O MEC instituiu em sua estrutura o tema da intersetorialidade, na SASE, e identificou como primeiro desafio, o de construir uma trilha de conhecimento sobre a intersetorialidade e sua gestão. Este chamado é fruto do levantamento preliminar de experiências sobre intersetorialidade com a educação. Sabemos que a literatura sobre a intersetorialidade não é recente. Há pelo menos trinta anos autores e autoras têm se dedicado a defender o potencial salto de qualidade alcançado com abordagens, estratégias e intervenções intersetoriais. Ainda que uma leitura atenta possa fazer parecer panaceia para atuação frente à complexidade, a operacionalização da intersetorialidade suscita questionamentos candentes sobre as tradicionais formas de organização da administração pública. Um desses questionamentos é sobre a gestão que deve deixar de orientar-se unicamente pela hierarquia, pela fragmentação de saberes e fazeres, para se abrir ao diálogo com outros setores, se tornar permeável às demandas recebidas por fontes diversas e, sobretudo, destituir-se da reificação da eficiência e orientar seus esforços ao atendimento efetivo da população. Em face a uma multiplicidade de problemas, as mesmas autoras e autores, proponentes da intersetorialidade como alternativa para as intervenções públicas, se tornam vozes eloquentes na construção de soluções. Nesse contexto se encontram questões sociais como a pobreza e a violência, a migração e deslocamento de contingentes populacionais, a fome, as mudanças climáticas e ambientais, a saúde mental e o problema de se desenvolver propostas de educação integral, e numa perspectiva mais ampla, de criar as condições para promover um sistema de garantias de direitos efetivo, tendo a educação como componente. O olhar dedicado à intersetorialidade considera a natureza complexa dos problemas sociais, cuja resolução requer articulações entre os diferentes setores; no entanto, a intervenção tem sido compartimentada, segundo o imperativo da divisão do trabalho e do pensamento disjuntivo que não se preocupa com a integração, simplifica e fragmenta, criando insulamentos do conhecimento e das operações, tornando invisível as conexões entre os setores. Este seminário foi organizado a partir desse olhar e enseja contribuir para as intervenções intersetoriais
  • Programação

    Dia 5 – Terça-feira

    8h00|Credenciamento

    9h00 às 10h| Apresentação cultural e solenidade de abertura

    10h00 às 10h15| Coffee break

     10h15 às 11h00| Intersetorialidade na Educação, construção e estratégias de implementação – Ministério da Educação

     11h00 às 11h45| Experiência de Passo Fundo como cidade educadora Secretaria Municipal de Educação

    - Município de Passo Fundo -RS

    11h45 às 12h15| Debate
    12h15 às 14h00| Intervalo de almoço
    14h30 às 16h30| Apresentação das experiências – Parte I

    Município

    Experiência

    Concórdia - SC

    Idoso Mestre da Vida

    • Contribuir para o fortalecimento de vínculos entre crianças e idosos, com encontros

    intergeracionais promovendo convivência comunitária, participação de idoso, prevenção de violência e à negligência contra idosos.

    São Leopoldo- RS

    Comitê Articulador Intersetorial e Interinstitucional – CAII da Rede Brasileira por Instituições Educativas Socialmente Justas e Aldeias, Campos e Cidades que Educam de São Leopoldo – REDHUMANI/SL

    • Articular instituições de educação e gestão pública pela humanização da educação, formação escolar e acadêmica integral e vida democrática, nos diferentes territórios; estimular a realização de pesquisas, projetos, publicações sobre territórios educativos, currículo em rede, justiça curricular.

    Santiago - RS

    Busca Ativa Escolar: acompanhamento de alunos da Rede Municipal de Santiago que estão fora da escola ou em risco de evasão

    • Mapear e identificar as causas da exclusão ou do risco de exclusão; criar subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas de inclusão escolar e implementação

    de estratégias para manter os estudantes na escola; acompanhar a (re)matrícula na escola mais próxima ao território da família da criança estudante.

    Passo Fundo - RS

    Universidade de Passo Fundo - UPF UniverCidade Educadora

    • Promover processos de formação continuada das Cidades Educadoras da região; fomentar a construção de propostas/estratégias/políticas públicas; potencializar espaços de reflexão diante dos problemas complexos das cidades e auxiliar na construção de cidades mais justas, humanas e democráticas.

    16h30 às 16h45| Coffee break

    16h45 às 17h15| Debate

    17h15 às 18h15| Apresentação das experiências – Parte II

    Município

    Experiência

    Colinas - RS

    Programa Colinas 1000 Dias – Para Mudar uma Vida Inteira

    • Melhorar os serviços básicos (saúde, educação e assistência), bem como a infraestrutura urbana para crianças na primeira infância e seus cuidadores.

    Piên - PR

    Feira da Lua

    • Fortalecer vínculos entre crianças e idosos, com encontros intergeracionais, promovendo a convivência comunitária, articulação com as escolas municipais, estaduais e centros de convivência, o fortalecimento de vínculos com a participação do idoso. Apresentação de fotos antigas e contação de histórias do tempo de criança

    dos idosos.

    Soledade - RS

    Soledade com o protagonismo das crianças e jovens

    • Construir, desenvolver e avaliar o projeto, intersetorialmente e em rede para a vivência dos núcleos basilares da Educação Integral e dos princípios das Cidades Educadoras.

    Curitiba - PR

    Comitê Gestor Intersetorial Curitiba Cidade Educadora

    • Orientar, executar e disseminar a Carta das Cidades Educadoras, no âmbito da Administração Municipal, propondo medidas de melhoria da qualidade de vida aos munícipes; fomentar o estabelecimento de parcerias com entidades públicas e privadas e demais atores envolvidos no processo de execução de ações e serviços que fortaleçam a implementação de uma Cidade Educadora; sensibilizar a comunidade da sua importância como formadora de cidadãos conscientes e

    atuantes.

    18h15 às 18h45| Debate
    18h45| Encerramento das atividades do dia

    Dia 6 – Quarta-feira

    8h30 às 10h30| Apresentação das experiências – Parte III

    Município

    Experiência

     

     

     

     

    Porto Alegre - RS

    Prefeito de Praças

    • O Prefeito da Praça é um cargo voluntário, criado em 2021 por decreto Municipal de Porto Alegre, que tem como função principal auxiliar o município nos cuidados com o bem público, atuando no cuidado dos equipamentos públicos contidos na praça; acompanhamento dos serviços de manutenção feito pelos parceiros comunicando a prefeitura quando o serviço não for prestado adequadamente; comunicar problemas com iluminação pública e pichações e em outras ações.

     

     

     

    Santa Maria - RS

    Traçados Estratégicos Para Uma Santa Maria Como Cidade Educadora

    • Promover um movimento de valorização cidadã das identidades territoriais urbanas como potencialidades educativas, norteado pela (BNCC 2018) e pelos ODS da Agenda 2030, com vista à inserção de Santa Maria na Rede Brasileira de Cidades Educadoras.

     

     

     

    Santa Maria - RS

    Museu Treze de Maio, Universidade Franciscana - SM, UFSM, 8ªCRE (Coordenadoria Regional de Educação do RS), Comunidades Quilombolas da Região Central do Rio Grande do Sul, comunidades periféricas.

    • Promover ações efetivas de combate ao racismo a partir de pesquisas históricas, arqueológicas e narrativas históricas criado uma epistemologia do conhecimento que se reverta em ações pedagógicas efetivas na Educação Básica e no Ensino Superior.

     

     

     

    Santiago - RS

    Busca Ativa Escolar: acompanhamento de alunos da Rede Municipal de Santiago que estão fora da escola ou em risco de evasão

    • Mapear e identificar as causas da exclusão ou do risco de exclusão; criar subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas de inclusão escolar e implementação de estratégias para manter os estudantes na escola; acompanhar a (re)matrícula na escola mais próxima ao território da família da criança estudante.

     

     

     

    Apucarana-PR

    Unida contra a dengue: aqui o mosquito não entra

    • Engajar a comunidade através da educação em saúde ambiental, valorizando ações que promovam a qualidade de vida e sustentabilidade na convivência harmônica entre pessoas e natureza; alinhar as ações desenvolvidas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; fomentar os estudantes a se tornarem agentes ativos contra as arboviroses.

    10h30 às 10h45 | Coffee break

    10h45-11h30| Debate

    11h30-12h30| Encaminhamentos

    14h00-17h00| Visita técnica aos projetos de intersetorialidade:

    • Escola das Profissões
      Espaço de oportunidade para qualificação para o mundo do trabalho. As vagas serão direcionadas, preferencialmente, para pessoas acima de 18 anos de idade que completaram ou estejam cursando o Ensino Médio. Prioridade para a seleção, gestantes e mães acompanhadas pelo programa Meu Bebê, Meu Tesouro, imigrantes, pessoas com deficiência, beneficiários do CadÚnico e participantes do programa Café com Emprego.

    • Parque do Banhado da Vergueiro

      Um dos principais espaços públicos de Passo Fundo, está aberto para visitações. Além da contemplação da fauna e flora que preenchem o lugar, a Secretaria de Meio Ambiente promove ações como foco na educação ambiental.

    • Prisma Espaço Geek

      Criado pelo decreto nº 51 de 31 de maio de 2019, PRISMA: Estação Cultural da Gare, espaço cultural, tecnológico e de educação, localizada no Parque da Gare em Passo Fundo -RS, constitui-se num um espaço geek de leitura e autoria, do impresso ao digital, abrangendo literatura, educação, cultura, artes, tecnologia e games.
  • Informações úteis

    Local: Escola Pública de Música Yamandu Costa, situada junto ao Parque da Gare, localizada à Rua Maurício Cardoso, 176 - Centro, Passo Fundo - RS, CEP 99072-080.

Ciclo de Seminários Regionais Trilhas de Aprendizagem

De 05/12 até 06/12/2023
Passo Fundo - RS 5 e 6 de dezembro de 2023
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