Notícias
EQUIDADE
CPOP: MEC lança guia com passo a passo para adesão
Foto: Divulgação/MEC
O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou um guia com o passo a passo para adesão à Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) em 2026. A inscrição das propostas deverá ser realizada até 27 de fevereiro, por meio do Sistema de Cursinhos Populares (SICPOP). A iniciativa oferece suporte técnico e financeiro para a preparação de estudantes da rede pública socialmente desfavorecidos, promovendo o ingresso na educação superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Entre as informações necessárias para acessar o sistema estão o CPF do responsável pela proposta (com acesso pela plataforma gov.br); dados básicos do cursinho popular previstos no Edital nº 1/2026; informações sobre equipe, estudantes e atividades; e documentos obrigatórios digitalizados, como cartas de recomendação, declaração de gratuidade e evidências de infraestrutura. Toda a documentação comprobatória está prevista no Edital.
As propostas deverão atender, prioritariamente, estudantes oriundos de escolas públicas, negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e alunos com renda familiar per capita de até um salário-mínimo. As ações apoiadas são destinadas, obrigatoriamente, ao pagamento de auxílio permanência a estudantes; à concessão de auxílio financeiro a educadores, coordenadores e profissionais de apoio técnico-pedagógico e psicossocial; e ao repasse financeiro de recursos para apoio administrativo.
CPOP – A Rede Nacional de Cursinhos Populares tem como propósito oferecer suporte técnico e financeiro para a preparação de estudantes da rede pública socialmente desfavorecidos que buscam ingressar na educação superior por meio do Enem. Para isso, o programa atua no fortalecimento dos cursinhos pré-vestibulares populares e comunitários, fornecendo orientações específicas para o Enem, auxiliando na estruturação e implementação de ações de formação. O objetivo é ampliar as chances de acesso dos estudantes que integram o público da Lei de Cotas à educação superior e estimular o interesse dos jovens pelo exame, contribuindo para a ocupação de vagas em cursos de graduação.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi)