Notícias
LANÇAMENTO
Publicações inéditas do Iphan abordam relação entre mudança climática e patrimônio cultural
Arte: Iphan
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apresentou, nessa quinta-feira (30/10), duas publicações inéditas do seu Departamento de Articulação, Fomento e Educação (Dafe). Juntas, as publicações se complementam de forma estratégica, oferecendo, por um lado, um método para a ação e, por outro, um aprofundamento conceitual para qualificar o debate sobre mudanças climáticas e o patrimônio cultural. O lançamento ocorreu durante encerramento do evento Jornada Patrimônio Cultural e Ação Climática, transmitido ao vivo no canal do Iphan no YouTube.
Os produtos são resultado dos esforços do Instituto em oferecer ferramentas práticas e teóricas que auxiliem gestores públicos e a sociedade civil a enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas ao patrimônio cultural. “Essas publicações refletem o caráter transversal e transdisciplinar do patrimônio cultural e da educação patrimonial, ao tratar meio ambiente, cultura e educação numa perspectiva articulada. Esperamos que elas sejam bem aproveitadas não apenas por especialistas nas áreas afins, mas também pelo público mais amplo”, comentou Giorge Bessoni, coordenador-geral de Educação, Formação e Participação Social (Cogedu) do Dafe/Iphan.
Conheça as publicações
“Método para Diálogos sobre Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas” é um guia metodológico prático desenvolvido para a sociedade civil e gestores do patrimônio. O intuito dele é oferecer um roteiro para a realização de oficinas que promovam uma introdução qualificada ao tema, auxiliem na identificação de riscos climáticos locais e estimulem a mobilização coletiva para a proposição de políticas públicas mais eficazes.
Acesse a publicação “Método para Diálogos sobre Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas”
Já a publicação “Memórias para o Futuro: Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Mudanças Climáticas”, elaborada pela Cogedu do Dafe/Iphan, propõe uma reflexão aprofundada sobre a relação entre mudanças climáticas e patrimônio cultural, sob a ótica da educação patrimonial e da participação social. O documento aborda temas essenciais como:
- os impactos climáticos sobre bens culturais;
- a atuação do Iphan e das comunidades tradicionais;
- as ações institucionais de preservação; e
- o engajamento comunitário no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
Acesse a publicação “Memórias para o Futuro: Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Mudanças Climáticas”
Ao fornecer subsídios técnicos e teóricos, o Instituto fortalece a capacidade de gestores, pesquisadores e comunidades de atuarem na preservação de suas referências culturais frente às mudanças climáticas. “Essas publicações guiam os entes federativos e a sociedade civil na produção de conhecimento sobre as mudanças climáticas e o patrimônio cultural, que subsidiará a realização de ações no campo da gestão, adaptação e educação patrimonial”, destacou Cejane Pacini, diretora do Dafe/Iphan.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Amanda Gil – amanda.gil@iphan.gov.br