Notícias
Projeto de compras sustentáveis do JBRJ recebe prêmio de inovação pública
Foram definidas, em 22 de novembro, as 10 iniciativas premiadas do Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap)/Ministério do Planejamento, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.
Uma das 10 iniciativas premiadas é o projeto "Compra Compartilhada Sustentável", idealizado e coordenado pelo diretor de Gestão do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Renato Cader, e efetivado pela equipe da Diretoria de Gestão.
O projeto do JBRJ contou com a participação de órgãos de peso e capilaridade na administração pública, tais como Fiocruz, Inpi, Receita Federal, UFPE, Ministério da Agricultura, entre outros. Segundo o diretor Renato Cader, um grande diferencial de inovação do projeto reside no fato de a compra ter sido compartilhada e sustentável. Já houve compras sustentáveis no âmbito da gestão pública, mas nunca se tinha feito uma compra compartilhada sustentável, o que gerou um ganho de escala que resultou numa economia de R$ 723.263,78, correspondente a 49,89% do valor estimado. Isso não seria possível se a compra fosse feita isoladamente pelo JBRJ.
Além disso, a compra teve um total de 48 itens sustentáveis - os primeiros desse tipo cadastrados no sistema CATMAT do Ministério do Planejamento. Com o ganho de escala, foi possível comprar produtos com o mesmo preço dos convencionais ou até mais baratos, como foi o caso do papel reciclado, etiquetas com material reciclado, envelopes, ecocopos etc.
"Não foi fácil convencer outros órgãos a comprarem em conjunto com o Jardim Botânico, mas valeu o esforço. Os gestores públicos têm que dar o exemplo e contribuir para uma mudança de paradigma no padrão de produção e consumo do país", diz Cader. Aproximadamente 15% do PIB são oriundos de compras públicas. É papel do Estado estar à frente e fomentar esse novo paradigma.
Ao todo o 16º Inovação obteve 111 inscrições válidas e o projeto do JBRJ é o único de caráter ambiental da lista de premiados. O prêmio tem como objetivo estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações do governo federal, disseminá-las e valorizar servidores públicos que atuem de forma criativa em suas atividades. A cerimônia de premiação ocorrerá em março de 2012.
Confira a lista dos premiados.